Estação Cabo Branco realiza observação astronômica domingo

Por - em 35

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte promove neste domingo (29), a partir das 16h30, mais uma edição do projeto ‘Venha Ver a Lua’, que acontece uma vez por mês, geralmente no domingo que antecede a lua cheia. A atividade, realizada em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), faz parte da programação do aniversário de um ano da Estação Ciência e do Ano Internacional da Astronomia e é aberta ao público até as 21h.

A atividade será iniciada na sala de Convenções II com a exibição de vídeos sobre o universo astronômico, seguida por um debate com a participação dos integrantes da APA e astrônomos paraibanos convidados. Os participantes poderão tirar suas dúvidas e curiosidades sobre o estudo do universo: sistema solar, galáxia, planetas, astros, cometas e asteróides, entre outros elementos da astronomia.

Após a projeção, as pessoas se deslocarão até o terraço panorâmico da Torre Mirante, no terceiro pavimento, onde estarão instalados vários telescópios disponíveis para observações do espaço celeste. Os visitantes poderão ver de perto, por exemplo, planetas e crateras da Lua, que nesses dias está na fase crescente.

Paulo Henrique, diretor cultural da APA, e que faz parte da nova geração de astrônomos amadores do Estado, pede a colaboração das pessoas que forem prestigiar o projeto. “Nós que estudamos a astronomia, temos uma meta neste ano internacional que é de levar pelo menos um milhão de pessoas a observarem algum objeto celeste através de um telescópio ou ver um vídeo de Astronomia. Nossa contagem é realizada através de um caderno de assinaturas. Pedimos na oportunidade que os participantes colaborem com nossa contagem, assinando nosso caderno antes de observar o céu. É tudo que pedimos em troca”, comentou.

‘Venha Ver a Lua’ – É um programa permanente da Estação Cabo Branco realizado desde o ano de 2008, uma vez em cada mês, com a participação da Associação Paraibana de Astronomia. O objetivo é divulgar e popularizar a ciência e, sobretudo, a astronomia. O Ano Internacional da Astronomia comemora quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu por Galileu Galilei.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath Cananéa, disse que o projeto ‘Venha Ver a Lua’ tem sido uma oportunidade para a comunidade científica e leiga intercambiar sobre astronomia, ciência pouco divulgada também nas instituições de ensino. “A Estação Cabo Branco é sem dúvidas um espaço de fomento científico e de pesquisa, ideal para realização desse tipo de experiência e que tem atraído inúmeros curiosos”, completou.

SERVIÇO:
Projeto VENHA VER A LUA
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte – Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco
Dia: Domingo (29)
Hora: Das 16h30 até as 21 horas
Entrada Franca
Informações: 3214.8303/8270