Estação Cabo Branco recebe caravana de Caicó neste sábado

Por - em 18

Uma caravana da cidade de Caicó (RN) virá à João Pessoa na manhã deste sábado (3) especialmente para conhecer a Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes e a Fundação Casa de José Américo (FCJA). Para acolher a comitiva, os dirigentes das duas instituições, Marianne Góes e Flávio Sátiro Filho, realizaram parceria para oferecer uma programação conjunta.

A caravana, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Dilson Fontes, é composta por estudantes da rede pública de ensino, coordenadores e professores, além de pais de alunos, vereadores e servidores da Câmara da cidade.

Na Estação Cabo Branco, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a vida e obra do artista plástico Flávio Tavares e receber informações sobre o painel Reinado do Sol, de sua autoria. Vão visitar ainda o Caminho do Conhecimento, o Museu de Ciência, as exposições do segundo pavimento da Torre Mirante e as oficinas da Sala de Práticas Educacionais.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, explicou que tanto a FCJA quanto a Estação Cabo Branco são hoje referências na área de educação e cumprem a missão de levar arte, ciência, conhecimento e cultura para todos os públicos.

Na FCJA, a comitiva visitará o Arquivo dos Governadores, o Museu José Américo de Almeida e as bibliotecas da instituição. “É a primeira vez que as duas instituições fazem uma programação conjunta, o que pode ser o início de um circuito cultural de grandes proporções”, disse Flávio Sátiro.

Os alunos farão pesquisas sobre a vida e obra de José Américo de Almeida, escritor e político paraibano que lutou para combater a seca no Nordeste. Em julho do ano passado, o Açude Itans recebeu o nome de José Américo, em uma homenagem póstuma da Câmara Municipal da cidade de Caicó.