Estação da Moda da PMJP mostra coleção no ‘João Pessoa Fashion Week’

Por - em 37

A Estação da Moda, órgão ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participa, nesta quinta-feira (24), da abertura do evento ‘João Pessoa Fashion Week’ (JPFW), às 18h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O centro de ensino preparou uma coleção especialmente para o evento e vai divulgar suas atividades por meio do ‘Espaço Estação da Moda’. Na sexta-feira (25) e no sábado (26) serão realizadas duas oficinas de customização criativa. Os desfiles ocorrerão no segundo pavimento da torre de vidro.

De acordo com o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, será apresentado ao público do evento e ao prefeito Luciano Agra, uma coleção com dez looks em uma performance de moda intitulada “Deu Branco”. “As peças foram feitas em apenas uma semana pelos 16 alunos do curso de corte e costura em malha, o que foi um desafio aceito por eles, e escolhemos este tema porque tudo o que produzimos no curso é nesta cor. Além disso, há uma relação com o verão e o réveillon”, diz Romero Sousa.

Nos três dias de evento, o público visitante da Estação Cabo Branco poderá conhecer o ‘Espaço Estação da Moda’, onde haverá projeção de imagens da entidade em um telão, e serão prestadas informações sobre os cursos disponíveis.

Segundo Romero Sousa, também estarão expostas as três peças-piloto dos três primeiros colocados no concurso I Fashiontec, (Anderson George Morais, Thamires Pontes e Carlos Antônio Nascimento), realizado este ano pela PMJP, que incentivou o surgimento de novos estilistas na Paraíba. “Ainda vai haver um lounge neste espaço para que as pessoas possam ficar confortáveis”, frisa o coordenador da Estação da Moda.

Oficina – As inscrições para a oficina de customização criativa em peças de roupa já estão esgotadas. Haverá uma turma de 16 pessoas na sexta-feira (25) e outra no sábado (26). Os cursos ocorrerão no turno da manhã. “Os participantes vão aprender a modificar aquelas peças de guarda-roupa que não são mais usadas, fazendo uma pintura, inserindo recortes de outras peças, ou costurando algo. O importante é modernizar a peça”, explica Romero Sousa.

O evento – Nos três dias de JPFW o público desfrutará de um circuito cultural com abordagem de moda distribuído entre palestras, exposições, exibição de filmes e oficinas. Segundo a designer e executiva de contas do JPFW, Nathalia Kirilauskas, a estrutura da Estação Cabo Branco foi decisiva no conceito do evento. “Tudo respira cultura e estamos propondo uma programação aglutinadora nesse sentido. Queremos atrair todos os públicos para um olhar sobre a cultura da moda”.

Aproximadamente 500 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente no João Pessoa Fashion Week. Para a passarela foram selecionados 30 modelos paraibanos e, nos bastidores, 10 maquiadores e cabeleireiros locais vão preparar os looks. O público terá acesso gratuito às atividades, exigindo apenas uma inscrição prévia dentro da capacidade de cada local. Somente os desfiles contarão com convites distribuídos pelos próprios lojistas, que apresentarão suas coleções nas passarelas.