Estação da Moda faz pré-inscrição para série de cursos profissionais

Por - em 58

A pré-inscrição para os cursos de qualificação oferecidos pela Estação da Moda já está aberta na sede da unidade. Com base na demanda disponibilizada em cadastro, será traçado um diagnóstico vocacional que definirá os módulos a serem oferecidos este ano. Em 2008, metade dos alunos especializados no local foi aproveitada pelo mercado de trabalho. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Secitec).

O diretor da Estação da Moda, Romero Sousa, explicou que vários cursos estão sendo programados para este ano. Porém, é necessário primeiro que as pessoas interessadas deixem o nome e façam o cadastro básico. Assim, a demanda pode ser melhor identificada. “São cursos profissionais na área de moda, desde o designer até o produto final. Temos estrutura completa, tanto na área de malharia, modas praia e íntima, além de tecido de pano e jeans”, observou. “As aulas são gratuitas e a população nos procura muito porque a oferta de emprego nesse setor é grande”, acrescentou.

Este ano, os cursos programados para acontecer, que vão depender também da demanda da população, são os seguintes: Estilismo, Modelagem Industrial, Modelagem Aplicada à Informática, Costura Industrial Básica, Costura Industrial Avançada, além de Alfaiataria.

Os interessados em fazer a pré-inscrição devem deixar o nome e informar qual o módulo do curso desejam. O endereço da Estação da Moda é Praça Álvaro Machado, s/n, Varadouro. O prédio fica em frente à Estação Ferroviária e o telefone para mais informações é o 3218-6160.

Estrutura – A Estação da Moda foi inaugurada no ano passado e começou a funcionar a todo vapor a partir de junho de 2008. Em um semestre, foram abertas duas turmas para cursos de costura. Das 40 pessoas inscritas, 36 concluíram a qualificação e metade delas foi obsorvida pelo mercado de trabalho. “Existe uma procura grande nessa área, porque as empresas precisam de pessoas qualificadas. Outros alunos chegam a abrir o próprio negócio”, destacou o diretor Romero Sousa.

Os equipamentos oferecidos para o treinamento são classificados como de primeira linha no mercado, mantidos em ambiente com ar condicionado. A tecnologia avançada inclui maquinário eletrônico e softwares de designer e modelagem. Para maior conforto, os alunos assistem aula em cadeiras adaptadas para o tipo de atividade.

A Estação da Moda conta com a parceria interssetorial do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Há ainda apoio de entidades, órgãos, além de associações ligadas ao setor de vestuário e indústria têxtil.