Estação da Moda seleciona candidatos para 2ª etapa do I Fashiontec

Por - em 45

A Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico (CVT) selecionou oito candidatos para a segunda etapa do Processo seletivo de coleção de moda Novos Estilistas Paraíba –I Fashiontec. Eles foram escolhidos por um júri especializado de um total de 26inscritos no concurso e agora produzem mais 20 desenhos e uma peça para concorrer à etapa final. O nome do vencedor será divulgado no próximo dia 4 de setembro e ele vai ganhar a produção de uma coleção e realizar um desfile no mês de novembro.

Os oito finalistas estão na expectativa da decisão final e estão trabalhando na produção de 20 novos desenhos e de uma peça de roupa para entregarem até o próximo dia 31. A design de moda Catarina Andreola é graduada no Unipê e vê no I Fashiontec uma oportunidade para se destacar no cenário local da moda. Ela está elaborando seu trabalho tendo como inspiração o filme As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola, e a art noveau.

“No caso do filme há uma fuga da vida e na art noveau há uma fuga para a natureza, então eu transponho isto para meu trabalho, utilizando bordados para dar um tom artesanal”, explica a estilista.

Outro finalista é Carlos dos Santos, graduado em moda na Funetec-PB. Ele já trabalha como estilista para uma loja de João Pessoa, desenhando modelos e montando looks, mas também busca a oportunidade de assinar uma coleção proporcionada pela PMJP.“Quando me inscrevi no concurso não achei que chegaria tão longe, mas agora quero muito ganhar”.

Para o coordenador do CVT, Romero Sousa, o resultado da primeira edição do concurso foi um sucesso. “Esta iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em realizar o evento é pioneira no poder público e dá oportunidade para revelarmos nossos talentos da moda. Acredito que no próximo ano o número de inscritos possa ser três vezes maior, com base na repercussão desta primeira edição”, declara ele.

Os inscritos tiveram de montar sua coleção com base no tema tecnologia artesanal,que foi transposto para os desenhos por meio do corte, da modelagem, dos tecidos tecnológicos, dos elementos naturais e na estamparia, segundo Romero Sousa. “O que nós propusemos foi unir o regionalismo com a tecnologia”, diz ele.

Romero Sousa afirma que o nível dos candidatos é reflexo do crescimento do mercado de moda na Paraíba. “Muitos dos candidatos já participaram das atividades da Estação da Moda, mas, além disso, temos em João Pessoa um curso superior de tecnologia de design de moda, na Unipê, e um curso técnico na Funetec-PB”.

Decisão – O júri do concurso vai avaliar os novos desenhos e as peças nos dia 1 e 2 de setembro e a decisão será divulgada no dia 4, no site da PMJP. O primeiro lugar vai ganhar uma coleção completa, composta pelos 30 looks apresentados (10 na primeira etapa e 20 na segunda), produzida nas instalações da Estação da Moda, que ficará responsável pelo material, equipamentos e equipe técnica para produção e execução das peças.

O vencedor ainda terá a oportunidade de fazer uma visita técnica ao SENAI/ CETIQT no Rio de Janeiro, com direito a passagem e hospedagem, e sua coleção será apresentada em um desfile no mês de novembro. Os segundo e terceiro colocados vão ganhar a divulgação da coleção em telão no local do evento, além de um notebook e umnetbook, respectivamente.

Selecionados para a segunda etapa do concurso:

Anderson George Moraes de Araújo

Carlos Antônio da Silva Santos

Catarina Andriola Querino

Diogo Ferreira Fernandes

Isabelle Barros Meira da Rocha

Jeferson Batista Carneiro

Thamiris Pontes Lordão

Wellington Damásio da Silva