Estação das Artes tem noite de autógrafos com grandes nomes dos quadrinhos

Por - em 62

Nesta sexta-feira (6), a partir das 18h30, na Estação das Artes, o público irá participar de um bate-papo e uma sessão de autógrafos com os quadrinhistas Gustavo Duarte e Shiko, além do jornalista Sidney Gusman. O evento acontece em parceria com a Comic House, uma versão especial da Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos.

No encontro, o trio conversa sobre o papel de cada um no projeto Graphic Maurício de Sousa Produções (MSP), iniciativa que vem chamando a atenção dos amantes dos quadrinhos de todas as idades, além de autografar álbuns.

Sucesso de público e de crítica, os álbuns da Graphic MSP trazem releituras dos personagens infantis de Maurício de Sousa pelas mãos dos melhores talentos do quadrinho independente brasileiro.

Na ocasião, Gustavo Duarte também fará o lançamento de “Chico Bento – Pavor Espaciar” e assinará exemplares dos seus trabalhos mais recentes, “Táxi”, “Birds”, “Monstros” e “13”. Já o paraibano Shiko lança o aguardado “Piteco – Ingá” e o inédito “O Azul Indiferente do Céu”, além de autografar “O Quinze” e “Marginal”.

Gustavo Duarte – Foi convidado para contar uma história sinistra, porém muito engraçada, de Chico Bento, no álbum “Pavor Espaciar”. No exemplar, os primos caipiras Chico Bento e Zé Lelé se veem às voltas com uma invasão alienígena de arrepiar os cabelos.

“Táxi”, “Birds” e “Monstros” são os trabalhos que firmaram o nome de Gustavo no panorama do quadrinho independente brasileiro. Neles, é possível notar as principais características de seus quadrinhos: o traço estilizado e caricatural, o domínio da narrativa sem o uso de legendas e balões, os quadros de página inteira ou dupla de encher os olhos. E “13” é um artbook reunindo desenhos feitos pelo artista durante os 13 anos que vive em São Paulo.

Shiko – Shiko, por sua vez, revisita os simpáticos trogloditas de Maurício de Sousa em “Piteco: Ingá”. No álbum, o mundo pré-histórico de Piteco, Tuga e companhia ganha uma pitada de sertão paraibano e muita aventura.

“O Azul Indiferente do Céu” marca a volta de Shiko ao quadrinho independente. Editado pela Marca de Fantasia e com distribuição exclusiva da Comic House, o álbum traz uma espécie de fábula urbana sobre a violência e a banalização da morte da América Latina, ao reencenar os últimos momentos do ativista colombiano Héctor Abad Gómez, assassinado em 1987.

“O Quinze” conta a trajetória de diferentes personagens durante uma seca avassaladora no sertão cearense. Trata-se de uma elogiadíssima adaptação para os quadrinhos do clássico da literatura escrito por Rachel de Queiroz, em que Shiko imprime uma visão realista e sensível sobre o eterno drama sertanejo.  Já “Marginal” é uma antologia de histórias publicadas por Shiko no fanzine homônimo, que ganha reedição pela Marca de Fantasia.

Sidney Gusman – Sidney Gusman, 47 anos, é jornalista especializado em quadrinhos e escreve sobre o tema desde 1990, em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil.

Atualmente, é responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como “MSP 50”, “MSP + 50”, “MSP Novos 50”, “Ouro da Casa”, “Graphic MSP”, “Mônica(s)” e outros. Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País, que venceu dez vezes o Troféu HQ Mix (de 2000 a 2007 e 2009 e 2010) em sua categoria.

Serviço:

Sexta-feira, dia 6 de dezembro

Bate-papo sobre o projeto Graphic MSP

Local: Estação das Artes (Av. João Cirilo Silva, s/n – Altiplano)

Horário: 18h30 (entrega de ingressos a partir das 9h, na Comic House)