Estação das Flores embeleza ruas e avenidas da Capital

Por - em 40

A Primavera teve início nesta quarta-feira (23) e o colorido das flores embeleza as ruas e avenidas de João Pessoa. Para que os encantos da ‘Estação das Flores’, como também é denominada a Primavera, sejam apreciados pela população da cidade, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e do Meio Ambiente (Semam), vem dedicando um cuidado especial com os jardins, canteiros e praças públicas.

Segundo o chefe de Divisão de Botânica da Semam, Anderson Fontes, as ações para preservação da mata nativa ocorrem diuturnamente. Ele lembrou que na segunda-feira (21), em que foi comemorado o Dia Nacional da Árvore, a Prefeitura plantou 500 mudas nas margens do rio Cuiá, entre os bairros do Valentina e Mangabeira. Outra ação ocorreu no bairro de Mandacaru onde foram plantadas 2 mil árvores. Anderson informa que outras 300 mudas serão plantadas até o final desta semana, sendo 200 no Cristo Redentor e 100 no Bairro dos Estados.

“A Semam vem fazendo o plantio de árvores durante todo o ano e essa semana estamos intensificando o trabalho, em comemoração a Primavera. Nossa pretensão é que até o ano de 2012 sejam plantadas um total de 500 mil mudas sejam plantadas”, ressaltou.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem trabalhando no sentido da conservação dos jardins e praças da capital. Segundo o diretor substituto de Paisagismo da Sedurb, Ivanoi Agostinho Netto, esse é um trabalho tem sido feito de forma contínua. “São várias equipes que desenvolvem o trabalho de jardinagem, plantio de mudas e limpeza das praças. Graças a esse comprometimento, João Pessoa dispõe de belos jardins ”,lembrou.

A Primavera – é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a Primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna.

Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir. No Brasil, a chegada da Primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Na maioria das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da estação. No entanto, na região Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca.

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.