‘Estação de Serviços’ da PMJP chega aos bairros da Capital

Por - em 24

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai iniciar nesta terça-feira (20), o projeto ‘Estação de Serviços’, das 8h às 17h, na Praça Orlando Geisel no Bairro do Geisel (em frente ao Superbox). A iniciativa vai levar um dia especial de serviços e ações em educação, saúde, meio ambiente, cidadania e cultura para vários bairros da cidade. O objetivo é reforçar o caráter comunitário dos serviços municipais e aproximar os servidores da comunidade.
A ‘Estação de Serviços’ vai envolver um total de 96 profissionais da gestão municipal. O calendário de ações se estende até o dia 24 de setembro e vai percorrer cerca de 15 bairros da Capital.

As ações e serviços estão voltados para pessoas de todas as idades. Na área social serão oferecidos emissão de Carteira de Trabalho e Cartão Cidadão, atendimento do Programa Bolsa Família, distribuição de informativos sobre CRAS, CREAS, PAPI, DIPAPED e PETI, também informativos de acesso à concessão de benefícios eventuais, através do Balcão de Direitos, do Restaurante Popular e Banco de Alimentos. Serão distribuídos materiais educativos sobre o Orçamento Democrático, material informativo no stand de turismo, além do serviço de cortes de cabelo em parceria com o Instituto Embeleze.

Na área da saúde vão ser oferecidos os atendimentos de verificação de pressão arterial e avaliação nutricional, atividades educativas de prevenção às DST/AIDS com distribuição de preservativos, distribuição de kits odontológicos (escova com creme dental) para crianças e orientações sobre saúde bucal. Haverá ainda ações de combate à Dengue e exposição de insetos.

A população também terá um espaço lúdico onde serão oferecidos jogos educativos como o xadrez, jogo da Ouvidoria Pedagógica e do Orçamento Democrático, teatro de bonecos, ciranda. Haverá também a distribuição de mudas de árvores, exibição de mostruário de sementes, calculadora ecológica e outras ações voltadas para a disseminação de informação sobre a preservação do meio ambiente.

Diversas secretarias e órgãos municipais estarão envolvidas, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Transparência Pública (Setransp), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), Secretaria de Educação (Sedec) e Secretaria do Meio Ambiente (Seman), entre outras.

Demanda da População – De acordo com Ana Paula Almeida, Coordenadora do Orçamento Democrático (OD), a idéia de se implantar o conjunto de ações nos bairros vem para atender uma solicitação da própria população. “Existia a reivindicação de delegados do OD, representantes de associações de bairro e lideranças comunitárias por diversas ações como estas, então sentimos a necessidade de reunir o maior número de serviços possível”.

Festa das Neves – Entre os dias 30 de julho e 5 de agosto a Estação de Serviços vai acontecer no Pavilhão da PMJP na Festa das Neves, no Ponto de Cem Réis, no horário das 17h às 20h com os mesmos serviços oferecidos nos bairros.

Confira o calendário Estação de Serviços:

JULHO

DIA – LOCAL
20 – Ação Integrada – Geisel – Praça em frente ao superbox
24 – Ação Integrada – Mercado do Valentina
28 – Ação Integrada – Saúde na Feira – Cruz das Armas – Rua João Gomes Coelho coma Travessa Antônio Lins