Estação Digital para deficientes visuais será inaugurada nesta 4ª

Por - em 34

A primeira Estação Digital que funcionará, exclusivamente, para pessoas com deficiência visual será inaugurada nesta quarta-feira (19), as 10 horas, pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, localizado na Avenida Santa Catarina, 396, Bairro dos Estados. Os 10 computadores que serão utilizados para o desenvolvimento de cursos de informática e acesso livre, foram adaptados e disponibilizam o aplicativo Dos-Vox, um software que transforma em arquivos de som os textos exibidos nos sites que o usuário acessa.

De acordo com a diretora administrativa do Instituto dos Cegos, Márcia Régia Gonçalves, há três anos a instituição filantrópica recebeu uma doação de computadores sucateados, com peças usadas que não foram compatíveis com as novas ferramentas do aplicativo. “ Uma Estação Digital aqui será de grande importância, pois o acervo escrito que temos para esse público é precário e com a internet o mundo vai se abrir para eles, que poderão usá-la para pesquisa, bate-papo e desenvolver assuntos dados em sala de aula”, afirmou a diretora administrativa.

A manutenção técnica e o acompanhamento pedagógico ficarão a cargo da Prefeitura, por meio da Secitec, e de dois instrutores que são funcionários do Instituto. A média de usuários da Estação pode chegar a 40, mas já existem duas turmas, com 10 alunos cada uma, formadas para começar o curso básico de informática.

Estações – O Projeto das Estações Digitais é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em convênio com o Ministério das Comunicações, e objetiva o combate à exclusão digital. Cada unidade possui 10 computadores conectados à Internet, uma impressora e um scanner para facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As estações são um lugar público onde as pessoas aprendem a usar o computador, acessar a Internet, mandar e receber mensagens, pesquisar informações e usar diversos serviços e facilidades disponíveis.