Estação Digital será entregue no Expedicionários, na terça

Por - em 27

O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), vai inaugurar oficialmente na próxima terça-feira (18), às 16h, a Estação Digital do Centro de Referência da Juventude Sinhá Bandeira, localizada na Avenida Capitão Freire, 218 (Expedicionários). O equipamento de inclusão social e popularização da ciência e tecnologia oferece cursos básicos de informática e acesso livre e gratuito à Internet. O projeto foi idealizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), e executado em parceria com o Governo Federal.

O coordenador pedagógico das Estações, José Isidro Gomes, revela que o município de João Pessoa já contabiliza 17 desses centros de inclusão digital, a exemplo da Estação dos Expedicionários que já está em pleno funcionamento desde janeiro deste ano. Ele acrescenta que no final deste mês a primeira turma do curso básico de informática da Estação Sinhá Bandeira vai receber o certificado de conclusão e, no início de abril, novas turmas serão formadas.

As aulas nas Estações Digitais funcionam de segunda a sexta-feira com quatro turmas, sendo duas no turno da manhã e duas no turno da tarde, contabilizando um total de 40 alunos por curso. Cada uma possui dez computadores para uso da população, uma impressora, um scanner e mais um computador para o monitor.

Nesse espaço é oferecido o curso básico de informática (Windows XP, Word, Excel, Power Point e noções de Internet), que dura 60 horas e é realizado durante três meses. Nos intervalos de um curso para outro, as máquinas ficam disponíveis para o acesso livre, que é agendado para um tempo de 30 minutos por pessoa, podendo ultrapassar o limite conforme o caso.

José Isidro informou que sete dessas unidades oferecem os mesmos serviços no turno da noite, das 18h às 22h, com mais quatro turmas. São elas: Praça Bela Vista (Jaguaribe), duas no Valentina Figueiredo, duas em Mangabeira e uma em Cruz das Armas.

Estações que já estão funcionando:

Praça Bela Vista (Jaguaribe)
Centros de Referência da Cidadania (CRCs) dos seguintes bairros: Ipês, Cristo Redentor, Funcionários II, Jardim Veneza, Mandacaru, Róger, Mangabeira (próximo ao Mercado Público local), Cruz das Armas, Bancários e Valentina Figueiredo.
Centros de Referência da Juventude (CRJs): Alto do Mateus, Expedicionários, Funcionários I, Rangel, Valentina Figueiredo e Mangabeira I.