Estação elevatória atende 70 mil famílias na Zona Oeste

Por - em 63

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou nesta sexta-feira (24), a Estação Elevatória da Ilha do Bispo no Acesso Oeste, nas proximidades do viaduto. Com essa ação do Governo Municipal 70 mil famílias serão beneficiadas com rede de tratamento de esgoto. Essa é a primeira estação das sete que serão entregues até o meio do ano.

Na Ilha do Bispo foram instaladas quatro das sete estações elevatórias, sendo uma central e três auxiliares, onde foram investidos R$ 800 mil provenientes de recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Nelas foram executadas a recuperação física do prédio e da parte eletro-mecânica, substituição das redes elétrica e hidráulica, instalação de geradores de força e a reforma da caixa de areia e a casa de bomba. As demais estações localizadas no bairro do Alto do Mateus, Bairro dos Novaes, Bairro das indústrias, Jardim Veneza, Jardim Planalto, José Vieira e Três lagoas, ainda serão concluídas.

As estações elevatórias serão responsáveis pelo recolhimento de dejetos da rede coletora e em seguida destinados para a estação de tratamento. Segundo o secretário de Infraestrutura, João Azevedo, todas as moradias da região estarão interligadas com a rede de esgoto, eliminando assim as fossas caseiras. “Um investimento em saúde e qualidade de vida para os moradores da Região Sudoeste”, disse.

Para o prefeito Ricardo Coutinho, a obra é uma necessidade histórica dos bairros da Zona Oeste que se torna realidade. Essas unidades foram iniciadas em gestão anterior a do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), porém a não conclusão impossibilitou o funcionamento do conjunto de equipamentos. A iniciativa de reabilitar o sistema foi possível depois de firmado um Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o Ministério Público e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), sendo esta última a responsável pela operação do sistema.