Estação homenageia Gonzagão no ‘Dia do Forró’, próximo sábado

Por - em 60

Luiz Gonzaga, o rei do baião e consagrado o maior safoneiro do Brasil, será homenageado durante todo o próximo sábado (13) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento faz parte das comemorações do ‘Dia Nacional do Forró’, instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP).

A partir das 10h do sábado, na Sala de Convenção II do subsolo, haverá a palestra ‘Luiz Gonzaga – Nosso arauto do forró’, proferida pelo bancário pernambucano Paulo Wanderley. No período da tarde é a vez da apresentação do trio de forró ‘Pé de Serra’, no anfiteatro a partir das 16h30. O evento é uma realização da Estação Cabo Branco em parceria com a Sociedade dos Forrozeiros da Paraíba (Soforró-PB).

Paulo Wanderley é referência quando o assunto é Gonzagão. Além de ter conhecido seu ídolo ainda quando era criança, é o responsável pelo maior acervo virtual sobre Luiz Gonzaga, que consta de músicas, vídeos e fotos inéditas sobre um dos principais artistas da música nordestina.

O pesquisador irá discorrer sobre o conteúdo do site www.luizluagonzaga.com.br, que diariamente recebe em média 400 visitantes, chegando até 1.200 acessos em épocas juninas. Lá, os internautas encontram pouco mais de 700 músicas, 200 fotos e 60 vídeos à disposição.

Segundo Paulo, a meta site é crescer ainda mais, “pois estou trabalhando para colocar todas as letras de suas canções, além de 100 vídeos e 500 fotos novas. Para acessar todo o conteúdo, atualmente uma pessoa teria que passar cinco dias em frente ao computador”, revela Wanderley, dando uma dimensão mais aproximada de sua pesquisa. A Estação Cabo Branco funciona de terça-feira a domingo, no horário das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Mais informações pelo telefone 3214-8303.