Estação Nordeste: reunião destaca esquema de segurança dos eventos

Por - em 18

As instituições públicas envolvidas no planejamento da segurança dos eventos de verão na Capital deram um reforço adicional na parceria, iniciada a 3 de dezembro do ano passado, em mais uma reunião na manhã desta terça-feira (6) na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), localizada na Praça Antenor Navarro, 06, no Centro Histórico da cidade. As discussões envolveram, em especial, a programação de shows do projeto Estação Nordeste, ratificando o sucesso do trabalho conjunto dos vários órgãos participantes.

Na ocasião, foi solicitada por parte dos organizadores do evento, a continuidade e colaboração entre todas as partes envolvidas na montagem de um esquema de segurança voltado à tranquilidade do público presente aos shows do Estação Nordeste, neste mês de janeiro, desde a chegada das pessoas até a dispersão no final dos eventos.

Ficou definido ainda que haverá uma atenção especial para os dias em que acontecem apresentações mais concorridas, com uma maior concentração de pessoas, a exemplo dos shows do cantor de reggae Edson Gomes e das bandas ‘Capim Cubano’ e ‘Detonautas’, conforme programação repassada aos presentes à reunião.

Estrutura – O Corpo de Bombeiros disponibiliza 15 homens do grupo de salvamento aquático, 12 homens de do grupo de combate a incêndios, além de ambulâncias, lanchas, serviços de primeiros socorros, equipamentos anti-incêndio e de resgate, contando ainda com o apoio de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e atendimento a primeiros socorros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Já a Polícia Militar disponibiliza viaturas da tropa de choque, moto patrulhamento da Rotam, ciclo patrulhas e quadriciclos, força tática, cavalaria e patrulhas a pé em toda a área do evento e adjacências, deixando claro que a PM fará o planejamento operacional segundo ficou definido na reunião, enquanto a Polícia Civil colocará à disposição do evento duas ou mais viaturas da Delegacia de Vigilância Geral, e o total funcionamento das delegacias próximas aos locais dos shows.

O início de cada show está previsto para as 21h, na Praia de Tambaú, e às 20h, na Praça Antenor Navarro e demais praças dos principais bairros às 19h. O Estação Nordeste acontece durante todo o mês de janeiro, nas praias de Cabo Branco e Tambaú, no Centro Histórico, em seis praças da cidade e na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, numa promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope.

Cuidados – O delegado Alberto Egito Sousa, representante da Polícia Civil, falou de algumas precauções que devem ser levadas em conta por parte do público durante os shows, para prevenir possíveis ocorrências. “É preciso que a população evite algumas situações que facilitam a ação de infratores, como exemplo exibir jóias ou atender celular em local ermo; o público deve preferir transitar por ruas de maior fluxo de pessoas. Esses procedimentos inibem de certa forma pequenos furtos e até mesmo assaltos”, observou.

O delegado ressalta ainda que “a população pode ficar tranqüila porque haverá uma ação conjunta de prevenção a crimes, e a Polícia Civil estará presente com aproximadamente 30 agentes, em todos os locais dos eventos”.

A reunião contou com a presença do diretor executivo adjunto da instituição cultural, Milton Dornellas; mais capitão Bérgson, do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba; tenente Macedo, representando o Comandante Major Almeida do 4º BPM, Setor Praia, tenente-coronel Rufino, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros; o representante da Polícia Civil do Estado da Paraíba, delegado Alberto Egito Sousa; a jornalista Juliana Gonties, do Sistema Correio de Comunicação; Fernanda Svendsen, que secretariou o encontro, e Alexandre Macedo, responsável pela cobertura jornalística, ambos do quadro de funcionários da Funjope.