Estacine exibe ‘Alexandria’ e ‘De salto alto’ neste final de semana

Por - em 72

Os sábados de março na Estação Cabo Branco são para relembrar a marca que grandes personagens femininas, reais ou fictícias, deixaram na memória do cinema. O Projeto Estacine Mulher deste sábado (24) exibe em sessão gratuita, às 16h, na Sala de Audiovisual do segundo andar da Torre Mirante, o filme “Alexandria” (“Agora”, Espanha, 2009, 127 min.). No domingo (25), a atração do projeto na Mostra Almodóvar é “De Salto Alto”.

Antiga cidade-símbolo do conhecimento, a cidade egípcia Alexandria foi palco de intensas disputas sangrentas entre gregos, judeus e romanos entre os séculos IV d.C. e V d.C., durante a transição para a Idade Média. Com a derrocada do Império Romano e consequente ascensão do Cristianismo, as forças e símbolos pagãos (e quase toda uma sociedade) são atropelados pela intolerância, e quem se permite cultuá-los passa a sofrer obstinada perseguição por parte da Igreja Católica.

Historiadores não chegaram a um consenso, mas talvez a perseguição político-religiosa tenha sacrificado também a vida de Hipátia (encarnada com maestria por Rachel Weisz), como a de tantos mulhares cujos ideais libertários tenham se tornado insustentáveis para os padrões da época. Hipátia foi uma filósofa, matemática e astrônoma dedicada a preservar a Biblioteca de Alexandria, último reduto dos saberes livres de fé.

O longa é dirigido por Alejandro Amenábar, que se esmera na recriação dos cenários históricos. Além disso, seguindo parte dos manuais das histórias clássicas, “Alexandria” é um menu recheado de romances, traições, disputas pelo poder e a velha queda de braço entre heróis e vilões.

O próximo filme exibido dentro do Projeto Estacine Mulher, no dia 31 de mnarço, é “Tomates verdes fritos”.

Mostra Almodóvar – “De salto alto” (Tacones Lejanos, França-Espanha, 1991, 112 min.) é o quarto e último filme da Mostra Pedro Almodóvar, que foi reservada para março na Estação. O drama conta a conturbada história de mãe e filha, que só tende a se agravar com o seu reencontro anos depois.

Rebeca (Victoria Abril) trabalha como locutora de um telejornal em uma emissora dirigida pelo marido (Javier Bardem). Só que, no passado, o consorte foi o grande amor de sua mãe, Becky (Marisa Paredes). À época, Becky abandona filha e paixão em busca do sonho de ser cantora. Agora, ao retornar a Madri para uma apresentação, um assassinato não só põe fogo na relação já cambaleante como lança suspeitas sobre qual das duas estaria interessada na morte do marido de Rebeca (e ex-amor de Becky). Ou haveria alguém a mais?

SERVIÇO
Estacine Mulher

Filme: “Alexandria”

Dia: sábado, 24 de março

Horário: 16h

Local: Sala de Audiovisual

Mostra Almodóvar

Filme: “De salto alto”

Dia: domingo, 25 de março

Horário: 16h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Informações: 3214-8303, 3214-8270