Estacine exibe ‘Bonnie & Clyde’ e ‘Apocalypse Now’ neste fim de semana

Por - em 225

O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, apresenta clássicos do cinema neste final de semana. No sábado (8), o Estacine Mundi exibe “Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas”, sobre o casal de assaltantes de banco mais famoso dos Estados Unidos. No domingo (9), o Estacine Cult apresenta mais um grande filme de Francis Ford Coppola, “Apocalypse Now”.

As exibições acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, o novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultados de uma parceria entre a Estação Cabo Branco e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da sétima arte.

Mostra A Arte Imita A Vida – “Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas” foi o responsável por dar uma nova cara aos filmes hollywoodianos no final dos anos 60. A indústria cinematográfica vivia uma crise e os estúdios precisaram apostar em novos diretores, com ideias que fugiam do padrão ético e moral que reinava até então nos cinemas e já não encantava o público. O filme está em 27º lugar na lista dos 100 maiores filmes de todos os tempos do tradicional American Film Institute e integra o Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos para preservação histórica.

O longa-metragem conta a história verídica de um casal de assaltantes de banco que viveu durante a grande depressão econômica dos Estados Unidos. Bonnie Parker conhece Clyde Barrow quando ele tenta roubar um carro em frente à sua casa. Bonnie apaixona-se pelo rapaz e pela promessa de uma vida de glória no mundo do crime. Juntos, eles iniciam uma sequência de assaltos e alguns assassinatos e passam a ser perseguidos pela polícia americana. O filme venceu o Oscar Melhor Atriz Coadjuvante (Estelle Parsons) e Melhor Fotografia, além de ter sido indicado em outras sete categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Mostra Coppola – “Apocalypse Now” é mais um filme marcante na carreira de Francis Ford Coppola, que mostrou ser um diretor completo, além da trilogia que o consagrou. Coppola foi indicado ao Oscar como Melhor Diretor e Robert Duvall recebeu uma indicação na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Ao lado de Duvall, Marlon Brando brilhou mais uma vez e Martin Sheen, Laurence Fishburne e Dennis Hopper completaram o elenco.

Em 1969, durante a Guerra do Vietnã, o capitão Willard é designado para matar o coronel Kurtz, que enlouqueceu e matou inocentes no interior da selva do Camboja. Ao chegar à sua missão, Willard descobre que Kurtz é adorado pelos nativos e fica em dúvida se deve ou não eliminar o coronel. Nos campos de batalha, o capitão encontra situações inacreditáveis geradas pela guerra. O filme é baseado no livro “Heart of Darkness”, de Joseph Conrad.

SERVIÇO:

Estacine Mundi – Mostra A Arte Imita a Vida

Filme: Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas

Dia: Sábado (8)

Hora: 16h

Classificação: 14 anos

Estacine Cult – Mostra Copolla

Filme: Apocalypse Now

Dia: Domingo (9)

Hora: 16h

Classificação: 16 anos

Local: miniauditório da Estação das Artes

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb