Estacine exibe ‘Camille Claudel’ e ‘Volver’ neste fim de semana

Por - em 56

Neste mês de março, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes exibe, aos sábados, filmes que destacam a presença feminina em personagens inesquecíveis. É o Projeto Estacine Mulher, em homenagem ao mês dedicado a elas. As sessões são gratuitas e começam às 16h, na Sala de Audiovisual, no segundo andar da Torre Mirante. Na sessão deste sábado (17), está em cartaz o filme “Camille Claudel” (Camille Claudel, França, 1988, 166 min.).

Já os domingos são reservados ao conjunto da obra de determinado ator, diretor ou país que deu significativa contribuição ao cinema. Neste mês, o homenageado é o premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar. O filme exibido neste domingo (18), às 16h, na Sala de Audiovisual, é “Volver”.

Camille Claudel – O drama se passa na Paris burguesa de 1885. Retrata a história de uma jovem aprendiz (Isabelle Adjani, a personagem-título) que se torna assistente e amante do célebre escultor Auguste Rodin (Gérard Depardieu). Após o fim do romance, Camille mergulha cada vez mais na solidão e loucura, até acabar sendo internada em 1913 num manicômio. Arrebatador e intenso, o longa-metragem recebeu indicações para o Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme Estrangeiro em 1990.

Os outros filmes exibidos pelo projeto Estacine Mulher neste mês de março são “Alexandria”, no dia 24, e “Tomates verdes fritos”, dia 31.

Estacine Almodóvar – “Volver” (Volver, Espanha, 2006, 121 min.) conta a conturbada história de uma geração de mulheres que, a despeito dos abandonos, abusos e traições, tenta se manter unida.

O título remete ao retorno do fantasma de Irene (Carmem Maura), mãe de duas jovens trabalhadoras, Sole (Lola Dueñas) e Raimunda (Penélope Cruz), que resolvem se acomodar de volta à casa como alento às recentes perdas que se abateram sobre a família. A partir daí, o inacreditável torna-se rotina e as situações cômicas por que cada uma passa seguram o enredo. “Volver” rendeu um Oscar de Melhor Atriz a Penélope Cruz.

O próximo filme programado para o Estacine Almodóvar é “De salto alto”, no dia 25.

SERVIÇO:

Estacine Mulher

Dia: Sábado (17)

Hora: 16h

Estacine Almodóvar

Dia: Domingo (18)

Hora: 16h

Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes