Estacine exibe ‘O Tempero da Vida’ e ‘O Pecado Mora ao Lado’

Por - em 324

O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, exibe neste sábado (18), na Mostra Cinema à Mesa, a comédia dramática grega “O Tempero da Vida”. Já no domingo (19), a Mostra Marilyn Monroe apresenta a comédia “O Pecado Mora ao Lado”, com a clássica cena do vestido sendo levantado pelo vento do metrô de Nova York.

As exibições acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco. Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultados de uma parceria entre a Estação, a Locadora Ribalta e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da Sétima Arte.

Cinema à Mesa – “O Tempero da Vida” (Politiki Kouzina, Grécia/Turquia, 2003, 1h47) conta a história de Fanis Iakovidis, um professor de astrofísica turco de descendência grega que, na infância, foi obrigado a deixar seu próprio país em um período de guerra entre as duas nações. Já adulto, Fanis retorna para a Turquia para encontrar seu avô, que desenvolveu uma culinária peculiar, cultuada e praticada tanto por gregos quanto por turcos.

A volta para sua cidade natal é também um retorno à infância. Fragmentos de seu passado são trazidos à tona misturados a belas cenas de banquetes que nos remetem ao filme “A Festa de Babete”, já exibido na Mostra Cinema à Mesa. Outra referência seria “Como Água para Chocolate”, também já exibido no projeto Estacine.

Marilyn Monroe – “O Pecado Mora ao Lado” (The Seven Year Itch, EUA, 1955, 1h45) é uma divertida comédia sobre o desejo de um homem casado por sua nova vizinha. Após mandar sua mulher para o interior durante o verão, Richard Sherman (Tom Ewell) conhece uma loira inocente e provocante, que acaba de mudar para o apartamento de cima. Richard começa a sentir desejos incontroláveis pela loira que, aparentemente, quer só a amizade do rapaz.

O filme dirigido por Billy Wilder trata de temas polêmicos para a época como traição, mulher-objeto (não é a toa que a personagem de Marilyn não tem nome), homossexualismo (há um casal gay morando no prédio) e racismo. Tudo isso de forma leve e encantadora. Assim como “Como Mais Quente Melhor”, este filme é considerado uma das grandes comédias de todos os tempos, devendo-se esta fama, em grande parte, à atuação de Marilyn Monroe.

SERVIÇOS:

Estacine Mundi – Mostra Cinema à Mesa

Filme: O Tempero da Vida

Dia: Sábado (18)

Hora: 16h

Classificação: Livre

Estacine Cult – Mostra Marilyn Monroe

Filme: O Pecado Mora ao Lado

Dia: Domingo (19)

Hora: 16h

Classificação: Livre

Local: Miniauditório da Estação das Artes

Informações: 3214-8303/ 3214-8270