Estacine exibe vida e obra de Noel Rosa neste fim de semana

Por - em 17

A vida e a obra do inesquecível Noel Rosa será exibido no projeto Estacine da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano, nesse final de semana. As exibições acontecem no sábado (26) e domingo (27), em um único horário, às 18h30, na sala de audiovisuais. A entrada é aberta ao público. Meia hora antes de cada sessão serão distribuídas senhas.

O filme começa contando a vida de Noel Rosa aos 17 anos de idade. Um jovem engraçado, que tem um defeito no queixo e gostava de improvisar quadras debochadas para os amigos nos bares do subúrbio da cidade antiga do Rio de Janeiro. Noel estuda medicina e toca em uma banda regional com os garotos do bairro.

O jovem também gostava da companhia dos operários, negros, favelados e prostitutas com quem fazia amizade rapidamente. Um dia, Noel conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr Com Que Roupa?, que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando o roteiro da música popular brasileira.

O filme foi gravado em 2004, mas o lançamento oficial aconteceu em 2006. ‘Noel Rosa – O poeta da Vila’ foi dirigido por Ricardo van Steen, roteizado por Pedro Vicente e produção de Paulo Dantas. No elenco estão os atores: Rafael Raposo (Noel Rosa), Rui Resende (Neca), Rodrigo Amim (Vadico), Fabrizio Fasano (Kid Pepe), Wilson das Neves (Papagaio), Laura Lustosa (Martha), Leandra Miranda (Deolinda), Pedro Miranda (Mário Reis), Dalva Rodrigues (Olindina), Carolina Bezerra (Araci de Almeida), Érika Puga (Justina), Tia Surica (Negona), Fábio Barreto (Saturno), Lidiane Borges (Lindaura), Supla (Mário Lago), Mário Broder (Wilson Batista), Valéria Castro (Orestina), Daniel de Castro (Hélio), Ingrid Conte (Maria), Alexandre da Costa (Delegado), Milton Filho (Nilton), Eduardo Gallotti (Ernani), Cristiano Gualda (Francisco Alves), Fábio Lago (Casé).

Projeto Estacine – O projeto foi iniciado este ano, e consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para produção brasileira e internacional. O Estacine é uma parceria com a locadora de filmes Ribalta.

As exibições acontecem sempre nos finais de semana até dezembro de 2011, com programação anunciada na mídia de jornal, rádio, televisão e internet. “O projeto Estacine é uma atividade da Estação Cabo Branco que tem como objetivo de divulgar a ciência, cultura e arte para inclusão social e que você dê acesso gratuito a população”, disse o diretor geral da Estação Cabo Branco Rubens Freire.

A programação, segundo o diretor, pretende trazer filmes que estão fora do circuito comercial e estimule o público para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público. O produtor cultural, Rivaldo Dias, esclareceu que a partir do mês de março estão programados debates no final das sessões com atores, diretores do cinema paraibano sobre o filme exibido.
 
SERVIÇO:

PROJETO ESTACINE
Filmes:
NOEL ROSA – O POETA DA VILA – Sábado (26) e Domingo (27)
Sessão:18h30
Local: Sala de Audiovisual – Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte – Altiplano Cabo Branco.
Entrada gratuita para 38 pessoas.
Informações: 3214.8303/8270