Estações Digitais apresentam pesquisas em Semana de C&T

Por - em 38

Os alunos dos cursos de informática básica, matriculados nas 19 Estações Digitais instaladas na Capital paraibana, vão apresentar trabalhos de pesquisa científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre os dias 20 e 26 deste mês, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano Cabo Branco. O evento será realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e contará com parceria de diversas secretarias municipais.

O tema central é ‘Evolução e Diversidade’ e os alunos já estão desenvolvendo sub-temas, que serão apresentados através de mídia e ferramentas de informática. As apresentações vão acontecer no auditório da Estação Cabo Branco e cada Estação Digital terá 10 minutos para apresentar os trabalhos.

A proposta é que sejam apresentados sete trabalhos em três dias e os demais dias dedicados à programação da Estação Cabo Branco, que também estará em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com o objetivo de envolver os alunos das escolas municipais na programação. Durante os três dias, antes das apresentações dos trabalhos serão realizadas palestras de 30 minutos, relacionadas ao tema central. No encerramento, haverá a entrega de certificados de conclusão do curso básico de informática das Estações Digitais.

Os sub-temas sugeridos pela comissão organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que vêm sendo trabalhados pelos alunos são: Clonagem, Diversidade Ambiental, Diversidade Biológica, Diversidade Cultural, Diversidade Ética, Diversidade Social, Evolução da Vida, Globalização, Mudanças Climáticas, Projeto Genoma, Políticas Públicas, Política de Gênero, Revolução Tecnológica, Seleção Natural e Transgênicos.

Estações – O Projeto das Estações Digitais é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e objetiva o combate à exclusão digital. Cada unidade possui 11 computadores conectados à Internet, uma impressora e um scanner, para facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, um lugar público onde as pessoas aprendem a usar o computador, acessar a Internet e mandar e receber mensagens, pesquisar informações e usar diversos serviços e facilidades disponíveis.

Já foram implantadas 19 Estações Digitais na Capital. Em cada uma são oferecidos quatro cursos de informática básica, com turmas de 10 alunos, ou seja, 40 alunos por unidade. Em nove delas são oferecidos cursos noturnos, formado assim seis turmas e contabilizando 60 alunos por Estação, onde funciona o curso noturno. Em relação ao acesso livre à Internet, cerca de 2.700 pessoas são atendidas mensalmente em cada unidade.