Estagiários da UFPB atuarão como monitores na rede municipal

Por - em 18

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) assinou na manhã desta segunda-feira (04) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria, o convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que resultou na contratação de 428 estagiários matriculados nos curso de licenciatura em pedagogia, letras e matemática da Instituição.

Esse convênio faz parte do projeto “Apoio pedagógico às atividades de leitura, matemática e escrita desenvolvido por alunos do ensino fundamental”, ligado a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e que vem sendo realizado desde 2008 na Rede Municipal de Ensino.

Os estagiários recém contratados atuarão como monitores junto aos alunos do 1º, 2º, 5º e 9º das 90 escolas municipais com o objetivo de reforçar o ensino, detectando possíveis deficiências e aplicando as metodologias que estão sendo estudadas nos seus cursos de graduação correspondentes. As atividades serão realizadas até o dia 31 de dezembro, tendo como foco também a aplicação da prova Brasil, no 5º e 9º anos.

Os contratos assinados por meio do convênio prevêem a presença de cada monitor em um regime de 20 horas semanais, estando inclusas às 4 horas destinadas às reuniões de planejamentos que acontecerão quinzenalmente. Os estagiários receberão uma bolsa auxilio de R$300, mais auxilio transporte.

Durante a assinatura do convênio o prefeito Ricardo Coutinho lembrou que nesta atual gestão a educação municipal vem passando por um momento de resgate. Por meio de investimentos tanto estruturais, como a construção de oito escolas de grande porte, dez novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e a reforma de dezenas de unidades de ensino, como pedagógicos, como os programas e projetos Mais Educação, Ano Cultural, Aluno Destaque e Escola Nota 10, estão sendo construídas novas possibilidades de acesso ao conhecimento e desta forma a escola pública caminha para voltar a ser referência na cidade de João Pessoa propiciando educação de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos.
l