Estagiários do IFPB começam a atuar em diversas secretarias da PMJP

Por - em 52

Os estagiários de informática selecionados pela Secretaria da Transparência Pública (Setransp) começam a trabalhar nas secretarias municipais a partir desta segunda-feira (21). O grupo está auxiliando os gestores e geradores de informação na entrada de dados nos sistemas automatizados em uso pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Os estagiários vão atuar em todas as secretarias e autarquias, com escalas feitas a partir do planejamento realizado de acordo com o volume de demandas e solicitações, oriundos dos próprios servidores que geram informação passível de ser publicada no novo portal da transparência.”, informou Rodrigo Vieira, consultor em informática da Setransp.

Os 16 estagiários foram divididos em uma turma de oito para cada período de expediente. Todos são dos cursos de Redes e Desenvolvimento de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Eles também vão ajudar a desenvolver e colher informações para adequações no novo SIGA e na conversão de planilhas de dados descentralizados.

Capacitação – Durante quatro semanas, os estudantes participaram de uma capacitação em LibreOffice, que é um conjunto de ferramentas de escritório livre e código aberto. Está formação será continuada e abordará outros programas livres e de código aberto.

Segundo Rodrigo Vieira, estão sendo utilizadas técnicas presenciais e ferramentas de EAD (ensino à distância) para capacitação dos estagiários. “Estamos desenvolvendo em conjunto materiais de cursos que facilitarão a gradativa transição pela gestão entre os padrões privativos e os abertos, demandados pela nova Lei de Acesso à informação”, explicou.