Estudante de design gráfico vence 2ª edição do FashionTech

Por - em 114

Foi inspirado em origamis e doces que o estudante de design gráfico, José Alberto de Arruda Segundo, de 18 anos, criou a coleção Candy Craft, vencedora da 2ª edição do FashionTech – Concurso de Novos Estilistas promovido pela Estação da Moda, órgão ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A premiação aconteceu no final da tarde dessa segunda-feira (9), na sede da Estação da Moda, no Varadouro. As designers de moda Gabriela Muniz Barbosa e Rafaela Souza de Oliveira ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Também foi concedida uma Menção Honrosa a Rivaldo Paiva, pela coleção inspirada em elementos da história e da cultura paraibana.

Com uma criação minimalista e capricho a todos os detalhes da coleção, José Alberto ganhou o júri, que o classificou como muito talentoso e detalhista. Para o jovem, o primeiro lugar foi uma grande surpresa, pela pouca – ou nenhuma – experiência na área. “Eu realmente não esperava. Confiei um pouco no meu trabalho, mas não acreditava que estava no nível de um concurso como esse. Praticamente todos os meus concorrentes já estudaram ou ainda estudam moda e até o dia em que me inscrevi no concurso toda a minha experiência nessa área não passava de algumas ilustrações, croquis, que eu fazia sem qualquer pretensão”, disse José Alberto.

Para o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa, esta edição foi marcada, sobretudo, pelo talento dos participantes: “Quando a gente se depara com um candidato que encara e vence uma premiação desse nível, transmitindo o conceito de moda de forma plena e com uma bagagem formada apenas pelo talento, conseguimos dimensionar o valor e o poder dos talentos perdidos que temos por aí e como é importante criar meios para desenvolvê-los. E é exatamente isso que a Estação da Moda, por meio do FashionTech, vem fazendo”.

Nos próximos meses, Alberto vai desenvolver uma coleção completa (composta por 30 looks), cujo material, equipamentos e equipe técnica para produção e execução das peças serão cedidos pela Estação da Moda. No final do ano, todas as peças criadas pelo estilista estarão reunidas num desfile também promovido pela Estação da Moda. “Tenho muito desafio pela frente, já que não entendo nada de corte e costura. Ainda por cima, a coleção é de difícil execução porque apresenta muitos recortes, dobraduras e cortes a mão”, ressaltou.  O ganhador ainda terá a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Senai/ Cetiqt, no Rio de Janeiro (RJ).

As designers de moda, Gabriela Muniz e Rafaela Souza, também foram premiadas com um notebook e um tablet, respectivamente. A primeira desenvolveu a coleção “Anos Dourados”, inspirada nos Anos 50, enquanto Rafaela teve como inspiração o grafismo de uma tribo indígena do Amapá. A coleção foi chamada “Kusiwa”.

Homenagem à Paraíba rende Menção Honrosa – Com a coleção “Linhas do Tempo”, o estudante de Letras com habilitação em Francês, Rivaldo Paiva, ganhou uma menção honrosa do júri. “A coleção conta um pouco a história da Paraíba desde a época dos canaviais, misturando um pouco os nossos costumes e cultura, além de pontos turísticos. Acho que consegui promover uma releitura do passado, com o presente e o futuro do Estado”, afirmou Rivaldo.

Ele contou que aproveitou o período de greve da Universidade Federal da Paraíba para criar a coleção. “Foi muito gratificante participar de todos os processos. Foi a primeira vez que participei de um concurso, então essa Menção Honrosa é muito bem vinda”, comemorou o estudante de 20 anos.

FashionTech – Este ano, 28 trabalhos foram inscritos na 2ª edição do FashionTech e dez candidatos selecionados para concorrer à etapa final do concurso. Cada participante escolheu um dos croquis para ser executado e apresentado nesta etapa. As apresentações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho, na sede da Estação da Moda.

Participaram como jurados desta edição a estilista Fernanda Yamamoto, o professor de Sociologia da UFPB, Adriano de Leon, a jornalista especialista em moda, Agda Aquino, a gerente técnica da Modateca da Universidade de Pernambuco, Ana Rita Peroba, e o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa.