Estudantes conhecem projeto Tenda Verde criado pela PMJP

Por - em 23

Os alunos do Instituto de Educação da Paraíba (IEP/CEPE), localizado no Centro da Capital, conheceram na manhã desta terça-feira (27) o Projeto ‘Tenda Verde’, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman) explicaram aos estudantes o objetivo do projeto, que é plantar 50 mil mudas na Capital em 4 anos. O ‘Tenda Verde’ foi criado para partilhar essa meta com a população que vai poder participar recebendo mudas e se comprometendo a cuidar das novas plantas.

A execução do projeto se dá de maneira simples. Uma vez por mês, uma tenda será montada em diferentes bairros da Capital, escolhidos pela equipe da Divisão de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A escolha do bairro vai obedecer aos critérios do Inventário Arbóreo de João Pessoa, uma espécie de ‘mapa’ que indica as áreas com a maior e a menor densidade arbórea da cidade.

Estrutura– A tenda mede 12 metros, onde os técnicos da Semam disponibilizam cerca de 250 mudas de árvores produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Também é distribuída uma Cartilha de Arborização Urbana, que ensina em linguagem acessível todos os passos para um plantio correto, o que diminui drasticamente a possibilidade de perda da muda por intervenções equivocadas.

O leitor vai encontrar orientações sobre a escolha do terreno, que espécie deve ser plantada; o local mais adequado, o tamanho da cova e como proceder por ocasião de fazer a poda e regar a muda. A cartilha pode ser encontrada na ‘Tenda Verde’ ou na própria Seman, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Para requisitar uma muda, o interessado deve fazer um cadastro junto à Semam ou na própria tenda. A intenção é possibilitar aos técnicos da Prefeitura fazer um acompanhamento do crescimento das árvores através de visitas aos locais onde forem plantadas. A próxima instalação da ‘Tenda Verde’ será na quinta-feira (29), na praça do Caju, no bairro do Bessa, das 8h às 13h.