Estudantes da Escola Municipal Deputado Fernando Milanez plantam mudas de árvores

Por Jô Vital - em 279

Elizabeth Gonçalves tem 9 anos e cursa a 4ª série na Escola Municipal de Tempo Integral Deputado Fernando Milanez, que fica em Gramame. Para ela foi divertido participar da atividade do Junho Verde, Mês do Meio Ambiente. Elizabeth ajudou a plantar uma muda de árvore nativa na área da Escola e também vai levar uma muda para casa. “Eu vou cuidar com carinho e não vou deixar ninguém pisar na árvore. A gente entende que as árvores são importantes para dar sombra na nossa escola e na nossa casa e também para deixar a cidade mais bonita”, concluiu.

O plantio faz parte das atividades do Junho Verde, desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Quinze mudas de árvores nativas serão plantadas em toda a área da escola e 100 mudas distribuídas com os pais de alunos, professores e funcionários.

Desde o dia 1º de junho estão sendo desenvolvidas diversas atividades, inseridas no Programa Carbono Zero, que tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas em João Pessoa. Entre as ações estão palestra sobre Licenciamento Ambiental, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), voltada para empresários e empreendedores, Mutirão Ambiental, que está promovendo vistorias nas empresas, verificando se as mesmas estão licenciadas, Fórum da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), realizado dia 9, atividades de Educação Ambiental no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), e ainda distribuição e plantio de mudas de árvores nativas, com a Tenda Verde Itinerante.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “é sempre divertido, leve e prazeroso estar em contato com as crianças. O nosso objetivo é tornar a escola um lugar mais verde, oferecendo conforto para estudantes, professores e funcionários. E ainda estimular que as ações de Educação Ambiental se fortaleçam nas nossas escolas municipais”, concluiu.

O plantio na Escola de Tempo Integral Deputado Fernando Milanez teve apoio da TV Cabo Branco, que está celebrando os 30 anos das TVs Cabo Branco e Paraíb,a plantando 30 mil mudas de árvores nativas pela cidade. O apresentador do Globo Esporte Kako Marques participou da atividade e falou sobre como se sentiu honrado em participar da ação. “Foi com grande alegria que recebi o convite. Estar em contato com as crianças e perceber o quanto elas são motivadas e abertas para as questões ambientais é muito gratificante”, concluiu.

No próximo dia 30 será feito o plantio na área do Cabo Branco e dia 1º de julho, encerrando as ações, será montada a Tenda Verde Itinerante, no Busto de Tamandaré, com distribuição de mudas de árvores nativas com a população.