Estudantes da Escola Municipal Lúcia Giovanna plantam mudas de árvores nativas

Por Jô Vital - em 204

Em clima de confraternização e muito bom humor, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lúcia Giovanna, que fica em Gramame, participaram nesta quarta-feira (14) do plantio de mudas de árvores nativas na área da escola. O plantio, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), faz parte das atividades do Junho Verde. Além do plantio, a Semam disponibilizou 200 mudas de árvores nativas que serão distribuídas com os pais das crianças.

O evento contou com apoio da TV Cabo Branco que, em parceria com a PMJP, está celebrando os 30 anos das TVs Cabo Branco e Paraíba plantando 30 mil mudas de árvores nativas pela cidade. A apresentadora Edilane Araújo participou das atividades, interagindo com as crianças. Ela destacou o quanto é importante despertarmos para o cuidado com o planeta, que é a nossa casa. “Precisamos incorporar um comportamento mais cuidadoso. E isso significa não só cuidar da nossa casa. É preciso cuidar da nossa casa, dos nossos quintais, mas cuidar também da nossa rua, do nosso bairro, da cidade, sermos responsáveis pelo lixo que produzimos, colocando lixo no lixo, economizando água. O planeta está esgotando seus recursos e quem pode mudar isso somos nós”, concluiu.

No próximo dia 19 será feito o plantio na Escola Municipal de Tempo Integral Deputado Fernando Milanez, também em Gramame. Este ano a Semam está promovendo um mês inteiro de atividades relacionadas à preservação e recuperação do meio ambiente, o Junho Verde. As ações têm apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, a atividade de plantio nas escolas é uma das mais prazerosas. “É muito gratificante interagir com as crianças. Se pelo menos uma delas for tocada pelo sentimento de cuidado com o meio ambiente, já cumprimos nossa missão”, concluiu.

Desde o 1º de junho estão sendo desenvolvidas diversas atividades, inseridas no Programa Carbono Zero, que tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas em João Pessoa. Entre as ações estão palestra sobre Licenciamento Ambiental, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), voltada para empresários e empreendedores, Mutirão Ambiental, que está promovendo vistorias nas empresas, verificando se as mesmas estão licenciadas,  Fórum da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), realizado dia 9,  atividades de Educação Ambiental, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), e ainda distribuição e plantio de mudas de árvores nativas, com a Tenda Verde Itinerante.

 PROGRAMAÇÃO

19/06 – 9h – Plantio de mudas de árvores nativas na Escola de Tempo Integral Deputado Fernando Milanez – Gramame;

01/07 – Tenda Verde Itinerante no Busto de Tamandaré.