Estudantes da rede municipal comemoram 1 ano do novo Portal da Transparência

Por Adriana Crisanto - em 275

Os estudantes das escolas municipais estiveram nesta quarta-feira (31), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, para comemorar 1 ano de atividade do novo Portal da Transparência e se informar sobre os novos conteúdos que foram disponibilizados para a população. O evento comemorativo teve início às 14h, com jogos virtuais, apresentação em formato de quadrinhos e muita interação com as crianças e adolescentes de oito escolas municipais.

O secretário da Transparência Pública, Bira Pereira, comentou que esse novo portal tem uma linguagem mais acessível. “Nada melhor do que celebrar esse primeiro ano com as crianças e adolescentes das escolas municipais para criar neles, desde cedo, uma cultura de transparência, com uma linguagem mais cidadã, com mais vídeos e informações”, comentou Bira.

O Portal da Transparência é mais moderno e também muito simples de consultar, filtrar e fazer download dos arquivos, e possui vários serviços em um só lugar. O portal é responsivo, ou seja, contém as respostas da pesquisa no mesmo lugar e pode ser acessado tanto pelo smartphone, iphone, como por computadores de mesa e portáteis.

O portal esse ano teve 35% a mais de acessos do que o ano anterior, de acordo com o secretário Bira Pereira. Ele manteve, inclusive, as suas antigas funções e funcionalidades, e trouxe mais informações como despesas e receitas, editais e licitações, despesa com pessoal, conteúdo sobre as unidades de saúde, de educação com mapas incluídos. Além de dados com informações sobre o Bolsa Família, acessibilidade em libras e uma nova interface de acesso.

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Edilma da Costa Freire, disse que o aluno precisa entender o que é a transparência, pois é uma ferramenta extremamente importante. “Para que eles compreendam e ajudem no fazer da transparência para que haja uma sociedade séria que deseja o bem de sua população”, afirmou.

O estudante Cícero Felipe, 13 anos, da Escola Anita Trigueiro do Vale, localizada no bairro do Altiplano, disse que não conhecia o Portal da Transparência e que vai aproveitar para fazer pedidos para sua escola e bairro onde reside. “Nós já vamos usar para ajudar a nossa escola”, comentou Cícero Felipe, que junto com a amiga Joana Vitória, 15 anos, disse que esse portal é importante não só para a escola, mas para toda a população.

Para o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas, o novo portal provoca ações que vão além do virtual. “Envolver os alunos da rede municipal é de suma importância para que eles tenham um sentimento de pertencimento e conhecimento de como funciona a parte administrativa dos projetos e que saiam daqui com a consciência mais aberta”, acrescentou Francisco José.

O evento foi promovido pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Transparência Pública e contou com a participação da Secretaria de Educação e Cultura do Município e de Orçamento Participativo.