Estudantes da Rede Municipal de Ensino recebem certificados do Proerd

Por - em 34

A tarde desta terça-feira (13) será especial para os 723 alunos do 5º e 7º ano da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que irão receber o certificado de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizado pela Polícia Militar da Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A solenidade será às 15h na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, no bairro dos Bancários.

O objetivo do Proerd é transmitir uma mensagem com lições lúdicas e práticas de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. “Este ano estamos conseguindo superar todas as expectativas. Os alunos entenderam a mensagem, o objetivo do programa. Eles serão multiplicadores do combate às drogas”, disse a responsável pelo Proerd na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, Fabiana Uchôa.

O programa tem a duração de três meses. Os alunos recebem dez lições distribuídas num Livro do Estudante que é entregue a cada participante na primeira aula. Os encontros acontecem uma vez por semana em oito escolas da rede municipal: Celso Monteiro Furtado (Funcionários I), Leônidas Santiago (Rangel), Pe. Leonel da Franca (Geisel), Nazinha Barbosa (Manaíra), Senador Rui Carneiro, Francisca Moura e José de Barros Moreira (Mandacaru), Olívio Ribeiro Campos (Bancários).

A solenidade de formatura terá início com o Hino Nacional que será executado pela Banda Marcial da Polícia Militar. Após a entrega dos certificados os alunos farão o juramento se comprometendo a viver longe das drogas. Em seguida um aluno irá ler uma redação sobre todo o aprendizado dele durante o curso. E para encerrar haverá a apresentação de um grupo de dança.

“É mais uma contribuição da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de João Pessoa que vem dando certo. Nós buscamos trabalhar o aluno principalmente nesta faixa etária porque ele vai saber dizer “não” às drogas”, falou o coordenador estadual do Proerd, coronel Onivan Elias de Oliveira.

Proerd – O Proerd é desenvolvido por um policial militar que atua nas salas de aula obrigatoriamente fardado e é especialmente treinado para atuar em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.