Estudantes das escolas municipais participam de palestra contra corrupção

Por Adriana Crisanto - em 603

Estudantes das escolas municipais participaram nesta quarta-feira (14) de palestra sobre “Pequenas Corrupções, Diga Não!” no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A atividade faz parte da II Semana Municipal da Transparência, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), por meio da Controladoria Geral do Município, Secretaria Municipal da Transparência e Secretaria de Educação (Sedec).

A abertura contou com a presença da primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, da controladora adjunta, auditora Regina Santos, ouvidor geral, Benilton Lucena, o secretário do orçamento participativo Francisco José, a diretora da Associação de Delegados da Polícia Federal da Paraíba, delegada Carolina Thais Patriota, a vice-diretora da Associação dos Delegados da Polícia Federal no Estado da Paraíba, Luciana Paiva Barbosa, o delegado da Polícia Federal e palestrante Fabiano Emídio de Lucena Martins, do auditor Geral da União, Walber Alexandre, e do controlador-geral da PMJP, Severino Queiroz.

A primeira dama do município, Maísa Cartaxo, conversou com os estudantes e lembrou-se do tempo em que era criança no interior do Estado e como era difícil estudar. “Eventos como estes são muito importantes para jovens, pois causa transformação seja para o bem ou pelo bem das pessoas”, comentou Maísa.

Participaram do evento 90 alunos das escolas municipais: Zulmira dos Novaes, Fenelon Câmara, Índio Piragibe, Aruanda, Nazinha Barbosa e Dumerval Trigueiro. Em sua maioria estudantes da 7ª, 8ª e 9º ano do ensino fundamental II, com idade entre 12 a 16 anos, que participaram e interagiram da atividade, emitindo, inclusive, opiniões sobre a importância e alerta as pequenas corrupções do dia a dia.

O estudante, Miguel Arcanjo, do 7º ano da Escola Fenelon Câmara, quando questionado sobre o motivo de tantos comentários sobre a corrupção disse que o nível estava muito alto, por esse motivo se falava muito nos últimos anos. O estudante, Carlos Jefferson Soares, 12 anos, do 7º ano da escola municipal Zulmira Novaes, disse que escuta muito falar de corrupção na televisão, mas nunca havia participado de nada para discutir sobre o assunto e estava entendendo a sua importância naquele momento.

“O que desejamos é que os jovens ajudem a coibir as pequenas corrupções e combater de forma prazerosa no cotidiano de suas famílias, como por exemplo não usar a carteira de estudante do colega para comprar meia entrada, assinar lista de presença na escola pelo colega”, comentou o controlador-geral da PMJP, Severino Queiroz.

No final os estudantes participaram de um sorteio de Kits anti-corrupção, com camisa, folder e um chip contra corrupção que será entregue no Mangabeira Shopping aos sorteados.

A programação da II Semana Municipal da Transparência pode ser acessada pelo link: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2018/03/Programaccao_Semana-da-transparencia.pdf