Estudantes de escolas municipais participam de Gincana Cultural

Por - em 87

Três escolas da Rede Municipal de Ensino participaram nesta sexta-feira (26), de mais uma edição do dia temático do Projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo. O evento, que este ano discute o tema ‘Educação e Valores’, foi realizado no ginásio poliesportivo da Escola Índio Piragibe, em Mangabeira VII.

Estudantes, professores e convidados participaram da gincana cultural, com apresentações de dança, música, teatro, paródia, grito de guerra e até desfile de roupa com material reciclado. A escola Antônia do Socorro Machado, da Comunidade Paratibe, no Bairro do Valentina Figueiredo, trouxe uma peça toda produzida com embalagem de café, copo descartável, tampa de garrafa e saco de leite em pó.

“Esse modelo foi criado por uma aluna nossa, mas teve a contribuição de muita gente. Essa é a terceira vez que participamos do projeto, que incentiva a cidadania e o envolvimento de educadores e familiares”, relatou a professora Rosane Fausto.

O estudante do 7º ano, Isaias Brito, da Escola Índio Piragibe, recitou um poema baseado nos valores da educação. “Escrevi como deve se comportar um bom cidadão. Usando como base o respeito, a solidariedade e a educação”, disse Isaías Brito.

Dentre as apresentações feitas pela Escola João XXIII, do bairro dos Novaes, uma se destacou, a de prevenção ao bullying. Na oportunidade, os alunos encenaram uma peça. “A gincana é uma oportunidade de interação com as outras escolas, e de mostrarmos também o desempenho da instituição dos trabalhos sócioeducativos durante o ano letivo”, contou à educadora Leidaci Candeia.

A coordenadora Regional do Amigos da Escola, Maria dos Prazeres Bezerra, afirma que a gincana cultural é a culminância do projeto, onde as escolas tem a oportunidade de destacar as ações voluntárias realizadas no cotidiano da comunidade escolar, através de tarefas e atividades pedagógicas.

“Durante o ano é realizado em todo o país, quatro dias temáticos, esse é o terceiro, que tem como fim recuperar o papel da escola como pólo de referência comunitária. Além disso, todas as unidades recebem certificado de participação e as três escolhidas pela comissão julgadora são premiadas”, disse Maria dos Prazeres Bezerra.

Seleção – Dentre um grupo de aproximadamente 500 escolas públicas da Paraíba, seis, foram selecionadas pelo projeto Amigos da Escola. O critério utilizado foi o número de voluntários em cada unidade de ensino. As três escolas do município escolhidas foram: Índio Piragibe, em Mangabeira VII; Antônia do Socorro Machado, da Comunidade Paratibe, no Valentina; e João XXIII, no bairro dos Novaes.