Estudantes de Mangabeira irão desfilar abordando a temática sexual

Por - em 12

Os alunos da escola municipal João Gadelha, do bairro de Mangabeira, estarão participando nesta sexta-feira (4) do desfile da Semana Pátria, na avenida Josefa Taveira, as partir das 8h30. Sob a orientação da Assessoria de Políticas Públicas para a Diversidade Humana, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), os estudantes irão desfilar abordando a temática da Diversidade Sexual.

Segundo a professora de História da Escola, Maria Socorro Silva Miranda, a motivação para discutir a temática veio da necessidade de mostrar os Direitos Humanos e ao mesmo tempo trabalhar a cidadania, mostrando que a orientação sexual de cada um só diz respeito a si mesmo. “Sempre que entro em sala de aula, observo meus alunos e alunas em suas particularidades de gênero, étnico-racial e da diversidade sexual, e procuro realizar um trabalho para que não venham a sofrer com algum tipo de preconceito, que poderia fazê-los abandonar a escola”, explicou.

Para a assessora da Diversidade Humana da Sedes, Simone Cavalcante, esta é uma iniciativa importante da professora Socorro Miranda que rompe o preconceito e estereótipos em relação à população de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT), através do debate na Escola que tem o papel de interlocução e diálogo com a sociedade em geral. “Sabemos que trabalhar a temática da diversidade sexual com o propósito de difusão do respeito e de uma cultura de paz não é uma tarefa nada fácil. Mas não podemos abrir mão de apoiar iniciativas como esta. Gostaríamos de parabenizar a professora pela ação, lembrando que a orientação sexual é um direito e precisa ser respeitado por todos os agentes públicos e a sociedade em geral”.

A Assessoria da Diversidade Humana vem ao longo da atual gestão trabalhando e fomentando o debate sobre o respeito a livre orientação sexual, pautado em documentos em nível local, nacional e internacional sobre cidadania e direitos humanos de LGBT.