Estudantes da Rede Municipal e funcionários da PMJP participam de desfile na Avenida Duarte da Silveira

Por Alexandre Quintans - em 568

A Avenida Duarte da Silveira ficou lotada durante toda a manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, onde as pessoas prestigiaram o Desfile Cívico Militar. Desfilaram escolas da rede pública e privada, órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tropas federais e estaduais, órgãos de segurança pública, entidades de classe e grupos de portadores de necessidades especais.

A Guarda Civil Municipal foi às ruas acompanhada da Banda 5 de Agosto, da PMJP. Desfilaram cerca de 170 guardas representando toda a instituição. Foram utilizadas 12 motocicletas, 13 veículos, entre eles uma van de transporte de efetivo e um ônibus de vídeo monitoramento, além de bicicletas que são utilizadas no patrulhamento da orla.

Quem também desfilou foram as escolas municipais Ubirajara Targino Botto (Cristo), Augusto dos Anjos (Cristo), Padre Pedro Serrão (Cristo), Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas), Santos Dumont (Varadouro) e João XXIII (Alto do Mateus). Um momento de muita emoção para a aposentada Jacira Bandeira Camila Sousa que prestigia os desfiles há mais de 10 anos. “Eu estou muito feliz. Todo ano é uma emoção diferente porque eu relembro minha época de estudante e que também participava desfilando. Está tudo muito bonito”, disse com alegria.

No dia 16 de setembro, às 9h, se encerra a Semana da Pátria das escolas da rede municipal, com desfile cívico no bairro do Valentina, na Rua Avelina dos Santos.

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres desfilou pela primeira com o objetivo de proporcionar uma maior visibilidade às ações, campanhas e serviços implantados desde sua criação, como a ‘Ronda Maria da Penha’.

A Superintendência de Mobilidade Urbana levou para a avenida em torno de 15 agentes de trânsito em carros, motos e viaturas.  Quem também desfilou foi o Samu, Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Educação Municipal e Emlur.

“Essa é a data da Independência do Brasil. Isso tem um valor enorme para gente que acreditamos no Brasil. E o nosso futuro está aí na avenida, em cada jovem, em cada trabalhador que por aqui passa”, disse emocionado o aposentado Severino Ramos dos Santos.