Estudantes participam de ação do Xadrez Escolar neste sábado

Por - em 21

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza neste sábado (13) uma ação do Projeto Xadrez Escolar que envolverá oficinas, partidas relâmpago, exibição de xadrez humano e uma exposição didática acerca das regras e critérios do jogo. O evento, que é realizado em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), ocorrerá das 8h às 12h na Escola Padre Pedro Serrão, no Bairro do Cristo. Poderão participar da atividade, alunos, professores, gestores e a comunidade.

Segundo o coordenador do Projeto Xadrez Escolar, Francisco Cavalcanti, a experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos alunos, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte. “O número de praticantes em escolas municipais de João Pessoa é inédito no Brasil”, conclui Cavalcanti.

Xadrez Escolar – Atualmente o programa é colocado em prática em 90 das 93 escolas da rede municipal de ensino, tendo como foco principal o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos cognitivo, social e competitivo. Desde sua criação, o programa já apresenta resultados positivos nos alunos, como o êxito em concursos públicos e em competições escolares e federativas.

Central Única das Favelas – A CUFA é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A Escola Padre Pedro Serrão fica localizada na Avenida Dom Bosco, S/N, bairro do Cristo. Outras informações podem ser obtidas com o coordenador do programa, Francisco Cavalcanti, através do telefone 8897.3763.