Estudo de servidores da Saúde é selecionado para evento no Pará

Por - em 28

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram selecionados para apresentar um trabalho no V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que acontece de 13 a 17 de novembro, em Belém, no Pará. O evento tem como tema “Vigilância Sanitária no Século XXI: Compromisso com a Saúde”.

O trabalho selecionado foi “Efeito da RDC-58/2007 sobre o consumo de anorexígenos no Município de João Pessoa”. De acordo com Auxiliadora Fernandes, uma das autoras do trabalho, o estudo mostrou que o consumo de medicamentos para emagrecer diminuiu depois que a resolução 58/2007 foi feita pela Anvisa. “O consumo diminuiu em 70% desde 2007, depois que a Anvisa aumentou o controle e a fiscalização sobre esse tipo de medicamento”, comentou.

Leila Cordeiro, que também participou do estudo, disse que o uso de anorexígenos tem vários efeitos colaterais e que, por isso, a diminuição no seu consumo é uma coisa positiva. “O consumo desses medicamentos pode ter efeitos colaterais como a dependência psicológica e a tolerância, que é quando o organismo precisa de doses maiores para fazer os efeitos de quando se começou a consumir”, explicou.

Para Philipe Fernandes, que também é autor da pesquisa, participar de um evento como este é importante para que haja a troca de informações. “Nós da Vigilância Sanitária de João Pessoa vamos passar nossas experiências, mas também vamos aprender muito com os colegas de outras cidades e estados. A seleção deste estudo mostra que o trabalho feito em João Pessoa é sério e de qualidade”, disse.