Evento debate transparência, controle interno e combate à corrupção

Por Mônica Melo - em 566

Nesta quinta-feira (15), representantes de controladorias internas de diversos municípios paraibanos se reuniram no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna para participar do II Encontro Técnico de Controle Interno do Município de João Pessoa. O evento faz parte das atividades da II Semana Municipal da Transparência Pública, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal da Transparência (Setransp).

O secretário Executivo de Transparência Pública da PMJP, Ubiratan Pereira, lembrou que a cidade de João Pessoa tem uma controladoria que vem tornando a transparência uma prática de gestão que ganhou legitimidade e credibilidade. “Após a realização do concurso e a criação da carreira, a tendência é melhorar ainda mais a ação da Controladoria Geral do Município, para que a gente possa ter um órgão preventivo e que fiscalize as secretarias”. Para o secretário, o concurso permitirá a criação de um corpo técnico que também orientará os secretários sobre os processos administrativos.

Um dos palestrantes do dia é o Controlador-Geral do Município de João Pessoa, Severino Souza de Queiroz. Ele apresenta a palestra Controle Interno e Procuradorias Municipais: relatos de parceria e sucesso. Para Queiroz, João Pessoa é um exemplo em ações de transparência, controle interno e combate a corrupção. “Fazemos transparência não apenas por fazer. Facilitamos o acesso dos dados à população para que ela entenda como a cidade trabalha e gera seus recursos. Cada vez mais nós queremos a participação popular na nossa gestão”.

A II Semana Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção, termina nesta sexta-feira (15). Além de secretários municipais, servidores da gestão e autoridades convidadas, o evento acontece com o apoio das entidades convidadas e parceiras: Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado da Paraíba, Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Universidade Federal da Paraíba.

Para a sua realização, a Semana conta com a colaboração de órgãos municipais como a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral do Município, Funjope, Estação Cabo Branco e Celest.