Evento discute intolerância religiosa neste fim de semana, na Capital

Por - em 84

O “2º Seminário de Difusão das Religiões de Matriz Africana do Estado da Paraíba” acontece neste sábado (5), a partir das 8h, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio. O evento é promovido pelo Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afrobrasileira (Intecab) e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Planejamento (Seplan).

O objetivo é discutir a questão da intolerância religiosa, como instrumento gerador de discriminações, preconceitos e exclusão social dos praticantes das regiões de matriz africana. Cerca de 150 pessoas, entre membros das religiões de matriz africana, representantes de conselhos setoriais, universidade e gestores de políticas públicas, municipais e estaduais, além de lideranças de movimentos sociais, devem participar do evento, que tem como lema “Saia da frente com seu racismo, vamos passar com nossa cor”.

Dentro da programação do evento, está prevista para acontecer no domingo a “2ª Caminhada Pela Liberdade Religiosa e Resistência: Jurema, Umbanda e Candomblé na Paraíba”. A concentração para a caminhada que terá participação especial da cantora e compositora paraibana Cátia de França, acontecerá a partir das 8h, no Busto de Tamandaré, e seguirá pela Avenida Cabo Branco até a estátua de Iemanjá.