Evento discute uso racional de medicamentos a partir desta quinta

Por - em 90

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Ministério da Saúde, promovem, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), no Hotel Caiçara, o I Seminário de Assistência Farmacêutica no SUS – Ensino e Serviço Construindo a Política Municipal de Assistência Farmacêutica. No evento serão abordados os dois eixos norteadores da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que são o acesso a medicamentos e o seu uso racional.

O objetivo do seminário, segundo Fernanda Gambarra, representante do grupo de trabalho (GT) de assistência farmacêutica, é debater sobre a Política Municipal de Medicamentos e Assistência Farmacêutica para promover mudanças na realidade dos serviços de saúde. “É nossa intenção buscar o fortalecimento da integração ensino-serviço, com a participação de profissionais da rede de serviços de saúde, apoiadores matriciais dos Distritos Sanitários, docentes da Universidade Federal da Paraíba, integrantes da residência multiprofissional de Saúde da Família e estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia que estão inseridos nos cenários de práticas da rede municipal de saúde”, enfatiza.

Na programação do evento constam painéis de discussão, além de oficinas e atrações culturais. Denise Talhano, representante da assistência farmacêutica do GT, destacou que o evento é um espaço para fortalecimento de parcerias para a construção da política farmacêutica na Capital. “Pretendemos, através das informações apresentadas nas oficinas e debates, integrar o ensino e serviço para estruturar a política farmacêutica”, assinalou.