Evento internacional discute práticas e políticas do currículo escolar

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está participando do ‘III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares’, que este ano explora a temática ‘Globalização e Interculturalidade- currículo, espaço em litígio?’. O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Sedec enviou 142 educadores da rede municipal de ensino, entre professores, especialistas e gestores das escolas municipais. O evento teve início no dia 12 e prossegue até quarta-feira (14), no Centro de Educação da UFPB.

A Diretoria de Gestão Curricular inscreveu cinco trabalhos científicos para apresentação no Colóquio. “A participação dos educadores da Sedec é de fundamental importância, pois além dos litígios conceituais o Colóquio vem discutindo políticas, abordagens epistemológicas e pedagógicas que posicionam sujeitos e práticas no centro do currículo e a educação escolar no espaço público, o que muito acrescentará no nosso trabalho na educação municipal”, acrescenta Gilmara Lacerda, coordenadora do Ensino Fundamental II.

A idéia de fazer com que grande número de educadores da Sedec participem do evento vem da oportunidade de estimular ainda mais o processo de formação da rede municipal. “No Colóquio estamos tendo a possibilidade de suscitar diálogos democráticos e criativos entre os diferentes pensamentos na educação”, conclui Gilmara.

Entre as principais temáticas do evento estão: Educação Biocêntrica: possibilidades para viver uma escola não violenta; Conhecimento e globalização: os impactos no currículo escolar; Globalização e currículo: desigualdades, diferenças e exclusões; Globalização e interculturalidade escolar: olhares; Conhecimento e Globalização: impactos na formação docente; Globalização e Universidade: A Reforma do Ensino Superior e outras.