Ex-sanfoneiro de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga participa de roda de conversa

Por - em 284

O instrumentista e compositor João Severo da Silva, mais conhecido por Severo, participa nesta quinta-feira (14) de uma roda de conversas sobre música e forró com artistas da Capital. O encontro acontece a partir das 18h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O evento faz parte da programação do projeto ‘Arraiá da Estação’.

João Severo é bastante conhecido pela participação em inúmeras gravações e shows como arranjador e instrumentista, acompanhando grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner, Fafá de Belém, Chico Buarque, Zé Ramalho e Luiz Gonzaga. Tem cerca de 180 composições com diversos parceiros, entre os quais Jackson do Pandeiro. Gravou 11 discos e é considerado um dos maiores sanfoneiros brasileiros.

Perfil –Severo é natural de Sapé (PB), região do brejo paraibano. É filho de Severino Severo da Silva, sanfoneiro de 8 baixos. Foi imitando o pai que aos 8 anos começou a tocar escondido o pé de bode. Aos 10 anos já se apresentava em festas de familiares e amigos. Depois, passou a se apresentar em praça pública na Paraíba e em Pernambuco.

Juntou dinheiro e em 1961 mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a tocar na Feira de São Cristóvão. Em 1969 começou a tocar com Jackson do Pandeiro, acompanhando em shows e gravações. Com ele permaneceu por 16 anos, até seu último show.

Em 1982 e 1983 apresentou-se no Festival de Montreux, considerado um dos melhores músicos do evento. Também já se apresentou na Itália, Israel, Portugal, França, Japão e China.

SERVIÇO:
RODA DE CONVERSAS
Convidado: Sanfoneiro Severo
Quinta-feira (14)
Hora: 18h
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
Entrada aberta ao público
Fones: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA A IMPRENSA
Rivaldo Dias – Chefe do setor de programas e atividades
Fone: 8812.3999
E-mail: rivaldo.sax@gmail.com