Exames confirmam mais um caso de Influenza A em João Pessoa

Por - em 21

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Instituto Evandro Chagas, nesta quinta-feira (27), o resultado de 12 exames de pessoas que estavam sob suspeita de ter contraído o vírus da Influenza A (H1N1) em João Pessoa. Dos 12 resultados, 11 foram negativos e apenas um positivo. Com esses novos dados, são nove casos confirmados, sendo uma morte, 30 descartados e 24 em monitoramento na capital.

A diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, observa que o grande número de resultados se deve ao acúmulo dos exames no Instituto Evandro Chagas. “Alguns desses resultados são de pessoas que tiveram os sintomas ainda em julho e no começo de agosto. Hoje, nenhuma dessas 12 pessoas apresenta os sintomas da gripe e todas passam bem de saúde”, comentou.

Julia lembrou que pelo baixo número de casos confirmados na cidade, ainda é tempo de prevenção. “Todos nós temos que tomar os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, como lavar sempre as mães, cobrir nariz e boca para espirar e não compartilhar objetos pessoais, como batom e copo”, disse.

As ações de combate à Influenza A continuam com a realização de ações educativas pela equipe de Vigilância Sanitária em instituições públicas e privadas e pela fiscalização em transportes públicos e instituições de saúde que têm que obedecer às normas sanitárias para higiene.