Êxito nas Olimpíadas: Capital se candidata para sediar Jogos Universitários

Por - em 23

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-fera (19) que João Pessoa se candidatou para sediar, no próximo ano, as Olimpíadas Escolares (15-17 anos) e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em 2009, devido ao êxito alcançado na realização das Olimpíadas na Capital, no período de 8 a 18 de novembro. “Por sugestão do próprio Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vamos lutar para sediar esses dois eventos esportivos. Isso se deve ao sucesso das Olimpíadas Escolares 2007, que projetou a nossa cidade para todo o país”, afirmou o prefeito.

Ricardo disse ainda que nesses dez dias João Pessoa se tornou a Capital brasileira do esporte. “A visibilidade de João Pessoa foi total. Houve uma grande divulgação por parte da mídia com matérias veiculadas em rede nacional. Foi um sucesso de organização, de envolvimento e de mobilização dos atletas”, declarou.

O prefeito enfatizou que o evento incrementou a economia da cidade e foi um estímulo ao setor turístico. “Além de todos esses pontos positivos, conseguimos que o esporte atingisse uma parcela significativa da população, que são os jovens. Este evento consolida o esporte enquanto política pública e instrumento de inclusão social”, ressaltou.

O diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, elogiou o esforço da Capital para que o evento fosse um sucesso. “Ressalto o espetacular trabalho do prefeito Ricardo Coutinho, que sempre honra seus compromissos e vem dando todo o apoio necessário para a realização deste evento que se tornou inesquecível para João Pessoa”, observou Hubner.

Resultados – A Paraíba encerrou as Olimpíadas Escolares na categoria 15-17 anos com um saldo de dez medalhas e em nono lugar na classificação geral. Os atletas paraibanos conquistaram três medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, um resultado positivo na avaliação de técnicos e dirigentes.

A primeira medalha de ouro da Paraíba foi conquistada por Andressa Morais, aluna da Fundação Bradesco, no arremesso de disco. A segunda foi no judô, com Estefany Fabíola e a terceira foi no futsal feminino, conquistada pelo Colégio e Curso CPMAC, que pela primeira vez participou da competição e suas principais atletas começam a despertar interesse de clubes e escolas dos grandes centros do esporte brasileiro.

As medalhas de prata da Paraíba foram conquistadas na natação, com Luana Cabral, aluna do Colégio Geo Tambaú, nos 50 metros livre. O revezamento 4×50 medley ganhou mais uma com os atletas Rafael Maurício (Motiva), Guilherme Lima (Motiva), Jansen Holanda (Hipócrates) e Phelipe Rodrigues (Cnec). No judô os medalhistas foram Rafael Pontes do Colégio Pio XI e Erick Cabral do Colégio Nexus e no atletismo Aline Araújo do CPDAC. As medalhas de bronze foram conquistadas por Guilherme Lima, que é aluno do Colégio Motiva de João Pessoa nos 100 metros peito e pelo Colégio e Curso Nexus no voleibol masculino.