Expedicionários ganha Estação Digital, a décima sétima de JP

Por - em 25

“É a oportunidade de conseguir um emprego melhor”. Foi assim que a babá Maria Solange definiu o curso de informática oferecido gratuitamente pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na Estação Digital (a 17ª entregue na gestão atual) no Centro de Referência da Juventude Sinhá Bandeira, no bairro Expedicionários. O prédio está localizado na Avenida Capitão Freire, 218.

O equipamento funciona desde o mês de janeiro último, mas foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira (18) pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que estava acompanhado de diversos secretários.

“Essa é mais um estação que entregamos à comunidade nesse processo de democratização da informática e inclusão social, com a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. Temos a consciência da importância de um curso de informática no competitivo mercado de trabalho. Hoje ela é primordial para se conseguir qualquer emprego”, enfatizou o prefeito.

A estudante Maria Angélica, de 17 anos, que freqüenta o curso no período da tarde, disse está entusiasmada com a qualificação. “Tenho certeza que este curso vai me ajudar na hora de conseguir um emprego. Agradeço a oportunidade, pois não tinha condições de pagar e também não tenho computador em casa”, disse. Na solenidade, o grupo ‘Dança de Rua”, formado por adolescentes matriculados em cursos oferecidos pelo Centro de Referência, fizeram uma apresentação de hip-hop.

Além de cursos básicos de informática gratuitos, os usuários têm acesso à Internet. O projeto é idealizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), e executado em parceria com o Governo Federal.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde, formando quatro turmas. Cada sala disponibiliza dez computadores, uma impressora, um scanner e mais outra máquina para o monitor. Os cursos oferecidos fazem parte do pacote básico de informática, que inclui Windows XP, Word, Excel, Power Point e noções de Internet, desenvolvidos durante três meses.