Experiência das Estações Digitais é destaque em seminário na Argentina

Por - em 25

A experiência do Projeto das Estações Digitais da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), foi apresentado no XII Seminário Latino Iberoamericano de Gestion Tecnologica (Altec 2007), em Buenos Aires, na Argentina. De acordo com a chefe de gabinete da Secitec, Patrícia Daliark, a repercussão entre os vários países da América Latina que participaram do evento foi positiva, pois propiciou o intercâmbio e a troca de experiências com outros projetos de inclusão social.

Ela acrescentou que o município de João Pessoa se destacou, pois os trabalhos apresentados eram vinculados à instância federal e não municipal. Na apresentação, foram expostos indicativos da inclusão social no Brasil e na Capital paraibana, bem como as diretrizes, ações e os resultados das Estações implantadas pela Prefeitura pessoense.

“A presença da Prefeitura no evento da Altec valida ainda mais as ações desenvolvidas por esta gestão em relação à inclusão social, mediante a inclusão digital, preparando os cidadãos pessoenses para essa nova sociedade, denominada sociedade da informação e do conhecimento”, disse a chefe de gabinete da Secitec. O seminário foi realizado no período de 26 a 28 de setembro último.

Estações Digitais – A Secretaria de Ciência e Tecnologia coordena o projeto Estação Digital, que já instalou 16 unidades nos bairros de Mangabeira (2), Valentina (2), Alto do Mateus, Rangel, Cristo, Mandacaru, Róger, Bancários, Ipês, Jardim Veneza, Cruz das Armas, Jaguaribe, Funcionários I e Funcionários II. A primeira fase do projeto ainda prevê a instalação de mais quatro estações. Mais de 500 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso básico de informática no último dia 26 de setembro. Essa foi a primeira turma concluinte.

Cada estação possui 11 computadores (sendo um para o monitor) para atender quatro turmas, somando 40 alunos. Cada turma tem aulas nos cursos básicos de informática (Windows XP, Word, Excel, Power Point e noções de Internet), duas vezes por semana, nos períodos da manhã ou tarde. Os cursos duram em média três meses, com a carga horária total de 60 horas.