Experiências tecnológicas da PMJP são avaliadas por evento em Brasília

Por - em 26

Dois trabalhos elaborados com base em projetos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) serão avaliados pela comissão organizadora da 9º Oficina para Inclusão Digital em Brasília, evento que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de Junho, no Centro de Evento Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

O primeiro trabalho foi produzido por Pierre Dornelas, que é coordenador pedagógico da Secitec, e teve como foco principal o uso do software livre Joomla! no processo de inclusão digital. O estudo foi aplicado nas Estações Digitais implantadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Segundo Pierre Dornelas, o trabalho foi elaborado no processo de término da pós-graduação de desenvolvimento de web. “A nossa intenção é que este projeto seja implantado em todas as estações digitais e, consequentemente, proporcionar aos cidadãos oportunidades no mercado de trabalho”, destacou. Em caso de aprovação do projeto, o coordenador disse que pretende apresentar uma oficina para o seu público, que são professores e educadores espalhados por telecentros em todo o país.

O segundo trabalho tem como autora a aluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba Ana Lais Barreto Chaves, que pesquisou como as Estações Digitais podem contribuir para a inclusão social e digital. “Esta é uma experiência muito produtiva e percebemos avanços principalmente entre os idosos. Identifiquei o caso de uma senhora de 65 anos que disse estar muito gratificada por poder se comunicar, via e-mail, com o filho que está no Acre”, explicou.