Exposição ‘Barcos do Brasil’ chega a cidade de João Pessoa

Por - em 66

Diversos tipos de embarcações poderão ser vistas pelo público paraibano no período de 21 de agosto a 2 de setembro na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa (PB). A exposição ‘Barcos do Brasil – Coleção Alves Câmara Século XXI’ – será aberta oficialmente nesta sexta-feira (21), 17h, e ficará instalada no segundo andar da torre juntamente com a mostra ‘A Imagem da Palavra’ de Ariano Suassuna.

A coleção Alves Câmara original possui pouco mais de 40 tipos de barcos e está exposta no Museu Naval do Rio de Janeiro. A Coleção Alves Câmara Século XXI foi ampliada e conta com mais de 60 modelos de barcos brasileiros. Ela faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. As 15 maquetes exibidas na exposição itinerante foram feitas a partir desses novos modelos criados por três modelistas navais especializados na reprodução em escala de barcos tradicionais do mundo todo.

Os modelos de embarcações apresentados na exposição itinerante são uma reprodução da coleção que o Almirante Alves Câmara, então Ministro da Marinha, encomendada no ano 1908. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil, que no início do século XX corriam o risco de desaparecer.

A exposição é uma ação do projeto Barcos do Brasil, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, que atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o País. A ideia é beneficiar milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos.

No Brasil, foram identificados mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins. Trata-se de um patrimônio utilizado por populações costeiras e ribeirinhas, integrado a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e trabalhos.

A mostra passou por várias capitais brasileiras, a exemplo de Brasília (DF), Manaus (AM), Salvador (BA) e Recife (PE), e prosseguirá para Fortaleza (CE), São Luis (MA) e Rio de Janeiro (RJ).

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO BARCOS DO BRASIL – COLEÇÃO ALVES CÂMARA SÉCULO XXI
Abertura: dia 21 de agosto (sexta-feira) até 2 de setembro de 2009
Local: 2º andar da torre da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco.
Horário de Visitação:
Terça à sexta-feira – 9h00 às 17h00
Finais de semana e feriados – 10h00 às 18h00.