Exposição, cordel e teatro no aniversário de 32 anos do Mercado de Jaguaribe

Por - em 36

O tradicional Mercado Público de Jaguaribe completa 32 anos de existência nesta quarta-feira (26), com uma série de atividades culturais, como exposições de artes plásticas e fotográfica, apresentação de cantadores e cordelistas e teatro de bonecos. As apresentações ocorrerão no pátio do próprio mercado. O mercado ocupa uma área de cerca de cinco mil metros quadrados e nele trabalham 350 feirantes mais 23 comerciantes instalados em boxes.

A abertura da programação ocorre com a exposição da artista Eduarda Carla com oito telas que retratam o bairro de Jaguaribe. A visitação do público será liberada a partir das 10h na sede administrativa do mercado. A partir das 14h, será aberta a exposição fotográfica ‘Retratos do Mercado’, do grupo ‘Paspatu’, do Recife (PE). A mostra é resultado do trabalho de doze fotógrafos que retrataram o cotidiano das feiras públicas. Durante toda a tarde até às 20h acontecerão apresentações de teatro de bonecos, dupla de cantadores e cordelistas.

O administrador do Mercado Público de Jaguaribe, Antônio Fernando Amaral da Cunha, ressaltou que a comemoração é uma forma de integração dos comerciantes, moradores e clientes de outros bairros que frequentam a feira. “Estamos comemorando os 32 anos de fundação do mercado e, ao mesmo tempo, criando mais um espaço de difusão de cultura para a população e dos comerciantes que trabalham no mercado”, disse.

O Mercado Público de Jaguaribe se diferencia dos demais porque suas atividades só ocorrem na quarta-feira, das 5h às 20h. Na área funcionam uma sala de exposição, uma rádio difusora e futuramente haverá uma Biblioteca do Cordel. A idéia é criar um espaço de pesquisa e leitura dos cordéis na cidade. “A nossa intenção é reunir na Biblioteca do Cordel tudo que houver referente ao assunto para servir de fonte de pesquisa em um ambiente que é muito familiar aos cordelistas, que é a feira”, afirmou. A comemoração dos 32 anos do Mercado Público de Jaguaribe é uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Fundação Cultural de João Pessoa.

Mais informações:
Antônio Fernando Amaral da Cunha, administrador do Mercado Público de Jaguaribe
9332 8283 – 3218 9177