Exposição de brinquedos é aberta domingo na Estação Cabo Branco

Por - em 17

As atividades comemorativas da Semana da Criança na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes prosseguem neste domingo (11) com a abertura da exposição “Brinquedos Populares”, no segundo andar da torre da Estação, localizada na avenida João Cirillo Silva, Altiplano Cabo Branco. A entrada é livre ao público e os brinquedos ficarão expostos no local até o dia 2 de novembro.

A exposição “Brinquedos Populares” é composta de telas, brinquedos, desenhos, cerâmica e painéis de grafitagem produzidos por crianças e adolescentes em situação de risco social que são assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pelo Centro de Formação Margarida P. da Silva e jovens da marcenaria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Na exposição, o visitante vai encontrar cerca de 20 tipos de brinquedos, com três unidades cada, confeccionados em madeira, a exemplo de quebra-cabeças em formas geométricas, em ordem numérica e alfabetos. Além de 10 painéis de grafite e 31 telas de tamanhos variados com paisagens e temas ligados ao universo das crianças e adolescentes. São encontradas ainda peças confeccionadas com material reciclado (garrafas de plástico, botões, fitas, cordão, etc), entre bolsas, sacolas, brinquedos, bijuterias, arte e decoração.

PETI – Essa exposição é fruto do trabalho desenvolvido pelo PETI, um programa de transferência direta de renda do governo federal para famílias com crianças e adolescentes de 7 a 16 anos envolvidos no trabalho precoce. O objetivo central do programa é a retirada de crianças envolvidas em atividades perigosas, danosas, insalubres ou degradantes, que colocam em risco sua saúde, a segurança e o desenvolvimento destes sujeitos sociais em formação.

Para que o afastamento das crianças e adolescentes do trabalho ocorra de maneira efetiva, o programa oferece suporte ao processo educativo/formativo, assegurando o acesso, a permanência e a melhoria do desempenho na escola, através da jornada ampliada, que consiste no acompanhamento e reforço escolar, além de atividades sócio-educativas: culturais, artísticas e de lazer. O PETI também oferece apoio às famílias através da inserção em programas sócio-assistenciais.

Na Paraíba, o PETI atende a 2.440 crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social, e 1.654 famílias recebem apoio do programa para ajudar a criar e conduzir seus filhos a ter uma vida mais digna e segura.

SERVIÇO:

SEMANA DA CRIANÇA
ESTAÇÃO CRIANÇA
Exposição “Brinquedos Populares”
Abertura: Domingo (11)
Até o dia 2 de novembro
Local: Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes – Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco
Fone: 83. 3214. 8303 – 3214.8270 – 8802-3255
Email: fabath-ecartes@joaopessoa.pb.gov.br