Exposição de carros antigos é atração no aniversário da cidade

Por - em 30

Os admiradores de carros antigos de João Pessoa terão a oportunidade de conhecer e rever modelos de carros que circulavam pelas ruas da cidade no passado. Cerca de 15 carros vão estar expostos na avenida Duque de Caxias, no próximo dia 5 de agosto, quando a capital comemora 424 anos de história. Os carros estarão em meio a casas e prédios antigos, relembrando um pouco dos anos das décadas de 50, 60 e 70 quando a circulação era intensa na região.

Os carros ficam expostos a partir das 14h, entre o Solar do Conselheiro, construído em 1790 – a edificação residencial mais antiga de Filipéia de Nossa Senhora das Neves –, e a Academia Paraibana de Letras, outro prédio bastante antigo que faz parte da história de João Pessoa.

A exposição, que é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) juntamente com o Clube de Carros Antigos da Paraíba (CCAP), tem o objetivo de preservar a memória e incentivar a admiração ao antigomobilismo. Este é um novo termo, um neologismo, relacionado à amplitude e liberdade da restauração de veículos antigos. A prática do antigomobilismo está associada à atitude cultural de preservar a história.

O Clube do Carro Antigo da Paraíba nasceu no ano de 2002, fruto da iniciativa de alguns admiradores e possuidores de relíquias, que sentiam necessidade de formar um grupo para passear e expor os carros. O clube é formado por mais de 80 filiados e possui um acervo de 60 carros espalhados por toda Paraíba. “O Clube de Carros Antigos da Paraíba foi reconhecido de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de João Pessoa, o que nos deixou muito orgulhosos. Estamos vendo também que a administração atual se preocupa com a história”, comentou o presidente Tércio Fagundes Caldas.

Tércio explica que os veículos são antigos, restaurados, aptos a andar confiavelmente, ostentando todos os brilhos quando do dia de sua fabricação, e constituem-se num retrato vivo da história, e não apenas em mais uma agregação harmônica de latas e parafusos. Um carro é considerado antigo quando atinge mais 30 anos.