Exposição ‘Máscaras’ está aberta ao público no Centro Cultural Casa da Pólvora até março

Por Rômulo Teodorico - em 201

A exposição ‘Máscaras’ está aberta no Centro Cultural Casa da Pólvora, localizado no Centro da Capital. De autoria do artista plástico Antônio Vinagre, as obras estão disponíveis para visitação do público até o dia 8 de março. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades, no horário das 8h às 17h. A programação faz parte das atividades do projeto AnimaCentro, idealizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

De acordo com o diretor da exposição, Antônio Vinagre, as obras expostas representam as várias culturas e etnias do mundo, inclusive do Nordeste do Brasil. “O nosso trabalho irá circular galerias de arte em João Pessoa, durante esse ano, fornecendo um apanhando crítico da história da humanidade dividida em até nove séries: gregas, renascimento, comédia del’Arte, barroco, império, veneza, carnavalesca, popular e religiosa”, explicou o artista plástico.

Ao passear na exposição, o espectador observará peças expostas entre o clássico, o erudito e as manifestações populares. Estarão presentes desde obras clássicas, como as neutras e as meias-máscaras teatrais, até o estilo regional e folclórico das máscaras de ala ursa, papangus, bois, cavalo-marinho e outras expressões populares. A curadoria da exposição é de Dyógenes Chaves.

Sobre o artista – Com formação em Educação Artística na área de Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba, Antônio Vinagre é professor de artes e vencedor do Concurso Energisa de Presépios, em 2016, na categoria Júri Técnico, com a obra “Luz da Alegria Nordestina”.  É Artesão em madeira e fibras da Curadoria do Estado da Paraíba e membro fundador do grupo de Bonecos Lâmpada Mágico.

 AnimaCentro – O programa AnimaCentro garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu.

Serviço –

Exposição ‘Máscaras’ do artista plástico Antônio Vinagre
Local: Cultural Casa da Pólvora, localizado no Centro da Capital
Dia: Aberto ao público até dia 8 de março
Hora: Disponível das 8h as 12 e das 14h à 18h.
Classificação indicativa: Aberto para todas as idades
Evento gratuito