Exposição reúne trabalhos de alunos de oficinas do projeto Férias

Por - em 10

Quem passar pela Feirinha de Tambaú nesta sexta-feira (5), a partir das 17h, poderá ver a V Exposição do Projeto Férias, Arte e Cidadania. O evento é uma mostra do resultado das 22 oficinas realizadas pelo projeto nos 11 Centros de Referência de Cidadania (CRC’s) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que durante todo o mês de janeiro proporcionou a mais de 400 pessoas de vários bairros da Capital, atividades de arte, lazer e cultura. Na programação, além da exposição dos artesanatos e artes plásticas, estão previstas apresentações de peças teatrais, de música e dança.

Este ano, o projeto ofereceu oficinas de Hip Hop, Bijuteria, Artesanato de Boneca de Pano, Grafitagem, Pintura em Tecido, Biscuit, Circo, Flauta, Teatro, Cerâmica, Violão, Xadrez, Pintura em Tela, Cestaria e Desenho Artístico. A coordenação é da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Segundo a diretora da Dipop, Cassandra Figueiredo, a cada ano o número de participantes no Projeto Férias, Arte e Cidadania vem aumentando e também o de alunos que se destacam em alguma atividade artística. “Muitos procuram nesses encontros desenvolver suas habilidades, ter contato com as diferentes linguagens artísticas ou mesmo uma oportunidade de lazer e formação de novas amizades, observou.

A diretora destaca que, hoje, algumas dessas oficinas já são ministradas por jovens que participaram das edições anteriores do projeto. Eles precisavam apenas de um apoio, um maior conhecimento da arte que já praticavam ou desenvolviam de uma forma meio que autodidata.

Cassandra destaca ainda que outro dado relevante durante a escolha da modalidade artística, sempre realizada a partir da demanda de cada unidade, foi a procura por atividades que possibilitassem a participação dos pais e até avós desses alunos, que gostariam de estar junto com os seus filhos ou netos. Observamos, portanto, além do foco estético, cultural e didático desses momentos, a contribuição do projeto no fortalecimento dos vínculos familiares desses participantes, concluiu.

O Projeto Férias, Arte e Cidadania tem como objetivo possibilitar a jovens e adultos de várias comunidades de João Pessoa, o acesso ao conhecimento e à prática de manifestações artísticas e culturais no período de férias escolares. Trata-se de um processo sócio-educativo em que a arte atua como meio de interação, inclusão e expressão. Nos três anos anteriores, o projeto beneficiou aproximadamente duas mil pessoas de diversos bairros da Capital, propiciando a construção de valores culturais, éticos e cidadãos.