Exposição “Urban Sketchers João Pessoa” fica em cartaz na Estação Cabo Branco até outubro

Por Marília Mesquita - em 377

Reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa”, João Pessoa é considerada como mais um destino para os que se reúnem para o exercício do desenho livre. Esta é a atividade desempenhada pelo grupo “Urban Sketchers João Pessoa”, que recentemente formado, marca presença nas ruas da Capital praticando o desenho de observação. O grupo é formado por jovens e adultos, e aberto para qualquer interessado nesta atividade.

Apesar de recém-formado em João Pessoa, a proposta do Urban Sketchers (desenhistas urbanos) teve início em 2007, através da iniciativa do jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario, que reuniu, através de um blog, os amantes do desenho e suas experiências nas práticas do desenho de observação.

Até o início do mês de outubro, os desenhos feitos pelo grupo estarão em cartaz no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco. Além de um painel gigante retratando pontos turísticos importantes da Capital, vários outros desenhos de tamanho menor, mostrando locais históricos da cidade de João Pessoa, também estão expostos.

“O nosso grande objetivo é o livre exercício do desenho de observação. Nos reunimos em torno de um manifesto que orienta o exercício de nossas atividades, que são sempre realizadas visando a produção de desenhos de observação em locais de destaque das cidades, mas também incluindo qualquer outro lugar. Em João Pessoa, realizamos encontros desde janeiro de 2018, reunindo inicialmente cinco jovens estudantes de uma faculdade de Arquitetura. Com o tempo, foram se inserindo novos membros. O grupo e os encontros são abertos para os interessados por esta prática, reunindo pessoas dos mais diferentes seguimentos, mas com igual paixão pela arte de desenhar”, explicou Felipe Eugênio Silva, estudante de Arquitetura e membro do Urban Sketchers.

O visitante não paga nada para prestigiar a exposição, que é livre para todas as idades. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.